Book Creator

CULTURA AFRO BRASILEIRA

by mirele silva

Pages 2 and 3 of 8

Pluriculturalismo e Valorização Social
Loading...
A pluralidade cultural é a diversidade de culturas e expressões culturais existentes na sociedade. No Brasil, é possível ver a diversidade existente entre as regiões brasileiras nas manifestações folclóricas, na religiosidade, na culinária, na música, nas festas tradicionais e em outros aspectos. Na escola, trabalhar essa temática proporciona o conhecimento da diversidade cultural que nos cercam diariamente, transmitindo valores morais capazes de destruir a intolerância de tempos passados, ressaltando e pregando apenas o respeito entre as nossas variedades.
Loading...
A Cultura Afro-brasileira é o conjunto de manifestações culturais predominantes no Brasil, formada a partir da junção da cultura dos africanos que foram trazidos como escravos para o país durante o período colonial.
É caracterizada e construída pela incorporação das expressões culturais dos africanos com outras tradições e culturas que formam a identidade brasileira, como a indígena e a europeia. A cultura afro-brasileira está presente em quase todas as formas que compõe a identidade cultural nacional, como a dança, música, culinária, religião, folclore, etc.
Loading...
A Lei 10.639/03 decretou que as instituições de ensino no Brasil passassem a implementar o estudo da história e da cultura Afro-Brasileira e Africana nos currículos escolares. Dessa forma, contribuindo para a superação dos preconceitos e atitudes discriminatórias por meios de práticas pedagógicas, onde se trabalha o combate ao preconceito no processo de formação da criança, proporcionando que os alunos despertem para uma mentalidade que se volta para o respeito pelas diversas etnias.
Aula de Capoeira
A cultura indígena é o conjunto de valores, conhecimentos, crenças e costumes dos povos nativos do Brasil. Há uma enorme diversidade  cultural com modos de pensar e agir únicos. A Influência indígena na cultura brasileira passa por vários espaços, desde os nomes próprios, na relação a alimentos, na medicina e no trato das ervas medicinais, Na escola, é possível explorar a temática indígena em diversas áreas do conhecimento, seja por meio da arte, da história, das ciências ou das linguagens. O Dia do Índio na escola  é parte da programação anual das instituições de ensino. A data é importante para valorizar as culturas que formaram nosso país. Falar dos povos indígenas  é falar da natureza, riqueza linguística e cultural, resistência e diversos temas sempre atuais.
PROFESSORA NA SALA DE AULA EXPLICANDO A IMPORTÂNCIA DAS DIFERENTES CULTURAS NA SOCIEDADE
MIRELLY DOS SANTOS DA SILVA
TRABALHO APRESENTADO COMO PRÉ- REQUISITO PARA OBTENÇÃO DA NOTA NA MATÉRIA DE CULTURA AFRO BRASILEIRA E INDÍGENA
MINISTRADA PELA PROFESSORA KATHIA NASCIMENTO E ORIENTADA PELA TUTORA JOSECLERES FERREIRA
PrevNext