Book Creator

Modelos atômocos

by SEVERINO BEZERRA CHAVES FILHO

Pages 2 and 3 of 8

Modelos atômicos
1ª ano
Prof. Bezerra
Loading...
Resumo sobre modelos atômicos
Loading...
"Os modelos atômicos são teorias desenvolvidas por cientistas que tentam explicar o funcionamento da matéria e de seus fenômenos. Todas elas se baseiam na existência de uma partícula fundamental, o átomo. A interpretação do átomo vai evoluindo a cada modelo atômico, de acordo com os conhecimentos científicos da época."
Loading...
"Foram evoluindo em paralelo com o avanço da ciência."
Loading...
"O primeiro modelo atômico foi proposto por Dalton, em 1808, que afirmava que o átomo é uma esfera maciça indivisível e indestrutível."
Loading...
Loading...
também conhecido como modelo da “bola de bilhar”."
Loading...
"Em 1887, Thomson atualizou o modelo atômico afirmando a existência de carga elétrica."
"Thomson descobriu a existência de partículas carregadas negativamente (elétrons) no átomo, derrubando o conceito de Dalton, que afirmava que o átomo seria indivisível.

Por meio de experimentos, Thomson construiu uma nova teoria atômica, na qual defendeu a existência de cargas elétricas negativas presas a um núcleo, com carga elétrica positiva. Devido a essa estrutura, esse modelo atômico é conhecido como modelo do “pudim de passas”."
"Mais tarde, em 1911, Rutherford determinou que o átomo é formado por duas regiões: o núcleo e a eletrosfera."
"Em razão dessa configuração, o átomo de Rutherford é comparado ao Sistema Solar, assumindo o núcleo como o Sol e os elétrons como os planetas, e conhecido como modelo do sistema planetário."

"Niels Bohr propôs a existência de camadas eletrônicas na eletrosfera para resolver limitações físicas no modelo de Rutherford, no modelo que ficou conhecido como modelo de Rutherford-Bohr."

"As camadas eletrônicas do modelo atômico de Bohr são representadas pela sequência de letras K, L, M, N, O, P e Q, cada uma possuindo uma determinada capacidade de acomodar elétrons."
"Em 1926, Erwin Schrödinger determinou a existência de orbitais, que são regiões com diferente probabilidade de se encontrar o elétron."
"História dos modelos atômicos
Os primeiros registros sobre tentativas de entender a matéria e seus fenômenos são de cunho filosófico, e não experimental. Em 478 a.C., Leucipo defendia que o universo era formado por elementos indivisíveis e o vazio entre eles, sendo a movimentação de tais elementos responsável pelos eventos de criação e destruição de substâncias.

Mais tarde, seu seguidor, Demócrito, aperfeiçoou o pensamento de Leucipo, defendendo que a matéria era constituída por pequeníssimas partículas indivisíveis, às quais deu o nome de átomos. Ainda, Demócrito defendia que a formação da matéria resultava da combinação de partículas dos elementos fogo, água, terra e ar.

Essa discussão se manteve a nível filosófico até o século XVII, quando experimentos de laboratório começaram a ser desenvolvidos pelos cientistas da época."
Veja mais sobre "Modelos atômicos" em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/modelos-atomicos.htm
PrevNext