Book Creator

Organismo Humano em Equilíbrio

by Maria Madalena Araujo Brito Marques de Oliveira

Pages 2 and 3 of 75

Organismo humano em equilibro
Ciências Naturais 9ºAno
Madalena Oliveira Nº17 9ºB
Loading...
Índice
Loading...
1- Nutrição e Sistema Digestivo___________________________________________
1.1- Alimentação e Nutrientes__________________________________________
1.2 Sistema digestivo (esquema, principais órgãos e funções)__________
1.3 Etapas da nutrição, constituição do sistema, processos da digestão, entre outros_______________________________________________________________
1.4 Doenças e Medidas de bom funcionamento do sistema digestivo___
2- Sistema cardiovascular
2.1 Sistema cardiovascular (esquema, principais órgãos e funções)_____
2.2 Constituição do sistema, constituição do sangue, …__________________
2.3 Doenças e Medidas de bom funcionamento do sistema
Cardiovascular_____________________________________________________________
3. Sistema linfático___________________________________________________
4. Sistema respiratório____________________________________________________
Loading...
Introdução
O que distingue um alimento de um nutriente?
Os alimentos são as fontes que fornecem nutrientes ao nosso corpo. Eles são compostos por diferentes nutrientes essenciais que desempenham papéis importantes na nossa saúde e funcionamento do organismo. Os nutrientes são os constituintes dos alimentos que nosso corpo usa para diversas funções fisiológicas, enquanto os alimentos são as fontes gerais desses nutrientes.
1.1. Alimentação e Nutrientes
Nutrientes
Os alimentos contêm uma mistura de nutrientes e alguns são mais ricos nestes. As características destes nutrientes são as seguintes:

- Prótidos: Substancias orgânicas constituídas por carbono, oxigênio, hidrogênio e azoto. Os protidos mais complexos são as proteínas, macromoléculas formadas por pequenas moléculas unitários de aminoácidos. Os prótidos têm um papel importante na construção e reparação dos tecidos do nosso organismo- função plástica.
-Glícidos: São compostos por carbono, oxigénio e hidrogénio. As suas moléculas podem ter dimensões variadas e são solúveis em água. Os glicídios mais importantes são o glicogénio o amido e a celulose. Estes nutrientes constituem a fonte de energia mais abundante para o metabolismo celular e têm, por isso, função energética.
Lípidos- Vulgarmente conhecidos como gorduras, são a principal reserva energética do nosso organismo. Desempenham, além da função energética, um papel na regulação da temperatura corporal e funções estruturais nas membranas das células- função plástica. Na constituição dos lipidos entram ácidos gordos e um álcool.
Alimentação e Nutrientes
Sais minerais- Denominação genérica dada aos sais necessários ao organismo que se encontram nos alimentos e na água potável. Fornecem ao organismo o material necessário à construção das células, dos
ossos, dos dentes, etc., e regulam o bom funcionamento do corpo. O organismo necessita de alguns minerais em quantidades elevadas, como o cálcio, cloro, enxofre, fósforo, magnésio, potássio e sódio. Outros são necessários em quantidades muito pequenas, como o cobalto, cobre, crómio, ferro, flúor, iodo, manganésio, molibdénio, selénio e zinco.
Água- A água é o constituinte que existe em maior quantidade no nosso corpo. Tem como funções o transporte de nutrientes do intestino até às células, a eliminação de substâncias tóxicas do organismo e a regulação da temperatura corporal.
Vitaminas -Substâncias orgânicas existentes nas células vivas, imprescindíveis (embora sejam necessárias apenas em pequeníssimas quantidades) à regulação do metabolismo do organismo. Com exceção das vitaminas D e K, o organismo humano não consegue sintetizar vitaminas e é, por isso, necessário obtê-las a partir dos alimentos.
Sistema digestivo
O sistema digestório é formado pela boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e ânus. Fazem também parte desse sistema as seguintes glândulas acessórias: glândulas salivares, pâncreas e fígado.
Funções sistema digestivo
-Na boca o alimento é rasgado e triturado pelos dentes e, com a ajuda da língua, é misturado com a saliva.

-O bolo alimentar segue da boca para a faringe e da faringe para o esôfago, sendo levado por meio de movimentos peristálticos até o estômago.

-No estômago o bolo alimentar sofre a ação do suco gástrico e passa a ser chamado de quimo.

-Do estômago o quimo segue para o intestino delgado, onde sofrerá a ação do suco pancreático, da bile e das secreções produzidas pelo próprio intestino delgado.

-No intestino delgado, além de grande parte do processo de digestão, ocorre também a absorção de nutrientes.

-No intestino grosso formam-se as fezes, as quais são eliminadas pelo ânus.
PrevNext