Book Creator

Multiletramentos na formação de professores

by Mariana Reis Mendes

Cover

Loading...
Multiletramentos
Antes de mais nada, vamos conversar...
Comic Panel 1
Você já ouviu falar em multiletramentos?

E em letramento?

Sabe o que esses termos significam?

E o que eles têm a ver com você, que talvez nem seja professor(a) de português?
Então, vamos lá!
Comic Panel 1
Em seu sentido mais tradicional, letramento é a habilidade de ler e escrever em situações reais da vida prática do estudante.

Não se trata apenas de estar alfabetizado, ou seja, saber reconhecer e reproduzir letras e palavras, mas de dar sentido social a essa habilidade, de forma crítica e contextualizada.

Embora o letramento já seja um avanço em relação à noção de alfabetização, ainda faltava alguma coisa...
Leia este artigo para saber mais sobre letramento
Comic Panel 2
Nesse sentido, os multiletramentos surgem como uma proposta de contemplar não apenas a leitura e a escrita, mas as diferentes modalidades de comunicação, as diferentes mídias que surgem com o avanço das tecnologias, e a pluralidade de culturas, línguas, etnias, idiomas, etc., com as quais convivemos em um mundo globalizado.

O conceito foi cunhado por um grupo de dez estudiosos, chamado New London Group, que escreveram, em 1996, um manifesto, publicado na Harvard Educational Review, em que sistematizam o que chamam de pedagogia dos multiletramentos.
Confira aqui a íntegra do manifesto
Multiletramentos
Entendendo os elementos dos multiletramentos
Comic Panel 1
Para entender os multiletramentos, vamos, primeiramente, compreender seus elementos, ou seja, o que precisa existir em uma pedagogia que se oriente pelos multiletramentos.

São eles: a multimídia, a multimodalidade e a multiculturalidade.
A multimidialidade
Comic Panel 1
A multimídia corresponde à diversidade de veículos disponíveis para a transmissão e produção de sentidos. Trata-se, aqui, do canal pelo qual a comunicação acontece.

Com o avanço das tecnologias, temos hoje, à nossa disposição, diversas mídias. Além das mídias tradicionais, como livros, jornais (o papel, de um modo geral), temos, ainda, a televisão, o rádio, celulares, computadores... uma infinidade de recursos pelos quais a comunicação pode acontecer.

Embora muitas pessoas confundam multimídia e multimodalidade, as duas palavras não são sinônimas, e já já você entenderá o porquê.
A multimodalidade
Comic Panel 2
A multimodalidade se refere aos diversos modos de comunicação, diferentes linguagens e os sentidos que são ativados por meio delas.

Não é só a palavra escrita que transmite mensagens! Podemos nos comunicar por cores, gestos, sinais, vídeos, entre tantas outras linguagens que temos disponíveis no mundo.

A multimodalidade nos dá diversas opções para chegar aos nossos estudantes, contemplando pessoas que aprendem de diferentes maneiras, e aproveitando os recursos tecnológicos que temos à nossa disposição. Além disso, ao utilizar multimodalidade, estamos permitindo que os estudantes se apropriem dessas linguagens para consumir e produzir conteúdos em diferentes formatos.
PrevNext