Book Creator

df

by ANA PAULA GEREMIAS DA SILVA

Pages 2 and 3 of 6

Loading...
Este conto traz a história de uma cadela que estava prestes a morrer. Pelos caídos, manchas e machucados haviam em sua pele. A sua boca inchada dificultava bastante na sua alimentação. Então Fabiano e Sinhá Vitória, seus donos, resolveram matar a baleia para reduzir seu sofrimento.
Quando Fabiano começou a preparar a arma, seus filhos ficaram inquietos, afinal, Baleia era parte da família, era querida por todos. Sinhá Vitória, para acalmar os meninos, levou-os ao quarto e tampou-lhes o ouvido. Fabiano deu um tiro na parte traseira de Baleia, que saiu chorando e arrastando-se para longe dele.
Ela tentou chegar ao local em que se sentia confortável, porém não conseguiu. Estava cansada demais para isso. Parou no caminho e ficou pensando várias e várias vezes em morder Fabiano, mas chegou à conclusão de que não conseguiria, pois ele era seu dono, e apesar de tudo, ela o amava. Em meio a toda essa confusão, Baleia deitou-se e sonhou com um mundo de preás gordos e enormes.
Loading...
Personagens e suas características:

FABIANO – vaqueiro rude e lacônico. É o chefe da família dos retirantes. O nome do personagem já indica rusticidade e rudeza.
SINHÁ VITÓRIA – mulher de Fabiano. É um pouco mais dotada de conhecimentos do que o marido, pois ainda consegue, por meio de métodos rústicos, fazer contas. Humilde, seu maior sonho é ter uma cama.
O MENINO MAIS VELHO E O MENINO MAIS NOVO – filhos do casal. Por não terem o nome citado pelo narrador, os dois personagens acabam sendo caracterizados por causa dos pais. Essa falta de pessoalidade no tratamento é eloquente, pois batiza os garotos com a impessoalidade.
BALEIA – personagem curiosa. É a cadela da família, que no meio de personagens animalizados, acaba por sofrer o processo inverso, de humanização. Baleia, assim, demonstra um comportamento humano em muitas passagens, sobretudo no momento de sua morte.

You've reached the end of the book

Read again

Made with Book Creator