Book Creator

O marketing de Serviços

by Guilherme Leite Cunha Ribeiro

Cover

Loading...
Loading...
Comunicação Social: Publicidade e Propaganda
Marketing II
Mario Eugenio Paula
Guilherme Leite Cunha Ribeiro
O Marketing de Serviços
2021
Marketing de serviços é um conjunto de táticas que ajudam a agregar valor ao serviço ofertado, com o objetivo de convencer o cliente a escolher uma empresa específica. Por meio da estratégia de marketing de serviços, é possível garantir o máximo da satisfação dos consumidores e usuários.
marketing de serviços pode ser a estratégia que faltava para a sua empresa decolar no mercado.
Essa versão adaptada à demanda por trabalho profissional potencializa a entrega de valor ao cliente, promovendo sua conquista e fidelização.
O que é marketing de serviços?
Marketing de serviços é uma modalidade desenvolvida para apoiar a venda de experiências, de atividades econômicas que não envolvem a posse de um bem, são naturalmente intangíveis e não podem ser dimensionadas. Envolve ações voltadas para conhecer e satisfazer as necessidades e desejos do consumidor, a fim de ganhar sua confiança e lealdade.
Trata-se de uma área do marketing que se ocupa em alcançar clientes em potencial, estabelecer uma comunicação eficiente com eles, garantir a contratação do serviço e boas impressões a respeito dele.
Também se dedica ao pós-venda, com o intuito de manter uma base de clientes fiéis, o que permite a sobrevivência da empresa e seu progresso.
Estabeleça metas, definir metas e, mais do que isso, estabelecer prazos para atingi-las, é o 1º passo para unir a equipe e criar o senso de urgência necessário.
Monte um plano de ação.
Acompanhe os resultados de perto, por acompanhar esses dados de perto, conseguirá enxergar problemas assim que surgirem e fazer ajustes para otimizar mesmo as táticas que estiverem funcionando bem.


Como aplicar o marketing de serviços?
Foque nas pessoas, investir em um atendimento de qualidade, que possibilite criar relacionamentos achegados com essas pessoas, fará toda a diferença.
Use conteúdo para se tornar autoridade, o ideal é usar essa ferramenta para ganhar a confiança e o respeito do público, que então se tornará mais propenso a contratar a sua empresa.
Encontre um diferencial claro, é preciso inovar, ir além, encontrar um diferencial e mostrar a todos que a sua empresa merece atenção por isso.
Pode ser a forma de interagir com os clientes, o atendimento mais rápido, o alcance de atuação na região ou qualquer outra característica que adicione valor ao negócio.



Qual a importância do marketing de serviços nos dias de hoje?
Para uma das maiores referências do marketing moderno, Philip Kotler:
“Conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes”.
Essa máxima é importante para qualquer negócio, mas se torna crítica quando falamos de serviços.
Principalmente porque, ao contrário de um produto, um serviço implica no relacionamento direto entre prestador e cliente e em uma jornada de compra maior.
Ou seja, ao fornecer um serviço, é mais complicado selecionar novos clientes em um ritmo que atenda às necessidades da empresa, uma vez que o processo de seleção do prestador tende a ser mais demorado.
Fora que o desafio para manter padrões de atendimento e qualidade costuma ser grande, pois o serviço depende de muitas variáveis para ser entregue, incluindo o clima e dificuldades pessoais dos colaboradores.
Afinal, são pessoas que constroem a experiência a partir do serviço, o que requer uma boa integração entre prestadores e consumidores para potencializar os resultados.
Qualquer impressão ruim, ainda que em uma pequena etapa, pode comprometer toda a entrega e até levar ao churn (ou cancelamento), fazendo seu cliente procurar pela concorrência.
Então, se um consumidor enxerga valor na sua solução, é inteligente investir em marketing de serviços para que ele seja fidelizado.
Quais os tipos de marketing de serviços?
Segundo Kotler, existem três tipos de marketing aplicados ao setor de serviços: externo, interno e interativo.
O marketing externo se refere à concepção mais tradicional desse campo, englobando as estratégias de comunicação e alcance do público-alvo, em um sentido amplo.
Características do serviço, como o preço e o local onde será realizado, fazem parte desse tipo de marketing, junto à sua divulgação.
Por sua vez, o marketing interno é direcionado aos clientes internos: os funcionários.
Seu bem-estar e satisfação são essenciais para que forneçam experiências positivas aos consumidores, por isso, eles precisam ser motivados, ter a saúde preservada e receber o treinamento adequado.
As relações entre colaboradores e clientes externos produzem o marketing interativo, composto por cada ação que interfere na percepção que o cliente tem sobre a empresa.
No momento em que ele interage com um funcionário, esse empregado representa a organização, contribuindo para o nível de confiança, lealdade e satisfação do consumidor.
Quais são os 8 Ps do marketing de serviços?
PrevNext