Book Creator

1ª Edição - Coleção E-books Jatobá

by Escola Jatobá

Pages 2 and 3 of 78

Tema: Família
Coleção E-books Jatobá
1ª Edição
11 à 15 de Maio de 2020
Loading...
Loading...

O impossível carinho

Escuta, eu não quero contar-te o meu desejo
Quero apenas contar-te a minha ternura
Ah se em troca de tanta felicidade que me dás
Eu te pudesse repor
– Eu soubesse repor –
No coração despedaçado
As mais puras alegrias de tua infância!

Manuel Bandeira
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Projeto Família!
Loading...
Loading...

Queridas famílias,

Reorganizamos nossos projetos e escolhemos o tema família. 
Para nossas crianças queremos ampliar este conceito, existem tantas famílias: da Jatobá, de estrelas, famílias de animais, famílias de plantas, e a nossa família que atualmente está se ressignificando e necessariamente teve que se reorganizar.

Desejamos trazer para nossos alunos um pouco de alegria com histórias, brincadeiras, atividades e momentos de encontros para diminuir a saudade e desta maneira, dar a segurança que todos os adultos significativos para eles estão bem e conectados a eles.

Queremos também que eles compreendam que as famílias são sempre diferentes.
Nós humanos temos famílias com muitos filhos, as vezes só um filho, dois pais, uma mãe, uma mãe e uma avó, com avô e avó, com tios, tias, que as vezes moram longe, outras bem perto. Não importa. O que importa é que para nós humanos sempre há sentimentos, pois sempre voltam a se encontrar e se amam, e cuidam uns dos outros.

Desejamos nos aproximar mais das famílias Jatobá com este projeto, ouvir nossas crianças e sentir como estão vivenciando este momento.
Agradecemos por entrarmos na casa de vocês.
Desejamos um ótimo domingo, que será um memorável Dia das Mães.
Um abraço, em especial, para todas as mães e pães que estão se adaptando bravamente a este momento.

Equipe Jatobá, nas palavras da nossa coordenadora Vera Helena Andrade.
GENTE GRANDE TAMBÉM APRENDE!

O momento que estamos vivendo tem exigido de todos nós, escola e famílias, gestoras, professoras, mães, pais, avós, tios e primos, novos e desafiadores aprendizados.

Por isso pensamos, com muito carinho e responsabilidade, nessa sessão “Gente grande também aprende!”, destinada aos adultos.

Por aqui, tentaremos responder dúvidas, esclarecer termos, dar informes, alimentar o saber e o sentir daqueles que já cresceram!

Então vamos às nossas primeiras perguntas...
1- Como a Jatobá chegará até a casa de vocês?
Chegaremos por ensino remoto, respeitando os direcionamentos do Ministério da Educação e as indicações das secretarias de Saúde e Educação. 
2- Mas o que é “ensino remoto”?
O termo “ensino remoto” foi adotado para se referir às mais diversas estratégias de viabilizar a continuidade do processo educativo em meio à necessidade do isolamento social, tão necessário e importante para nos proteger.
Aqui cabe tudo que tenha intuito pedagógico e permita alguma forma de “encontro”. Encontro entre os professores e as crianças, a criança e os amigos, a escola e a família. Vale troca de materiais impressos, envio online de áudios e vídeos, uso de plataformas virtuais e interativas, e o que mais pudermos criar ou descobrir no percurso!
Cada escola tem adotado estratégias compatíveis com a realidade financeira, social e tecnológica da própria escola e das famílias que atende. É importante que sejamos justos e empáticos nas comparações entre escolas. Não há receitas prontas ou soluções que atendam igualmente a todos. O que há é um grande esforço de todos em se reinventar e descobrir formas de minimizar o impacto desse momento na educação dos pequenos.
3- Quais as estratégias de ensino remoto que a Jatobá vai adotar?
Depois de muitas reuniões e reflexões junto a toda a equipe, nós escolhemos, a princípio, duas formas principais: o uso de e-books e a promoção de encontros virtuais.
Os e-books serão como este aqui, que estão lendo agora. Durante essa primeira semana, as professoras se debruçaram na pesquisa, seleção e construção de um primeiro formato desses e-books. Nas próximas semanas, experimentaremos juntos, vocês e nós. Estaremos abertos a sugestões, ideias e retornos de como foi a recepção pelas crianças.
A partir dos e-books, enviaremos diversas propostas para que as crianças possam seguir consolidando aprendizagens significativas e se desenvolvendo de forma integral, apesar da distância, angústias e saudades que estamos todos vivendo.
Certamente, os e-books não substituirão o nosso quintal, as nossas salas, o nosso parque, o tanque de areia, o refeitório, as nossas professoras, a nossa equipe.
PrevNext