Book Creator

MEUS SENTIMENTOS EM TEMPO DE PANDEMIA

by Vera Fatima da Silva | Professora Do EF I- Colégio São Luís

Cover

Loading...
COLORINDO OS SENTIMENTOS EM TEMPO DE PANDEMIA
Loading...
Loading...
Loading...
Daniela G. P. Bagnasco
Vera Fátima da Silva
Professoras do 1°ano do E.F. I
Colégio São Luís 
O último dia relativamente normal no colégio e na vida foi 13/03/2020. Na semana seguinte, a escola e as aulas já não eram as mesmas. Poucos alunos estiveram presentes dali em diante, devido à preocupação com a COVID-19. Nós, professoras, iniciamos o planejamento de atividades que pudessem ser realizadas em casa. Passamos a vivenciar um sentimento de incerteza e receio diante da produção de algo que nunca havíamos realizado antes. 
A situação se apresentava sem grandes perspectivas, o que nos deixou assustados com o que viria pela frente. O mundo seria a referência. Nos sentíamos um pouco como um antropólogo, que se prepara para estudar uma cultura ou região, com amplo conhecimento sobre o assunto, mesmo ainda não o tendo vivido. Em seguida, vai ao trabalho de campo, para aproximar-se e adentrar a fundo naquela realidade. 
Deixamos tudo guardado como se fossemos voltar logo. Não perdemos as esperanças de que seria uma pequena pausa em nossa conhecida rotina, mas...
... o tempo passou e foi preciso nos adaptar, principalmente ao isolamento físico, ao uso cada vez mais normal do plano virtual. O planejamento já se configurava de outra maneira, as conversas on-line intensificaram e o medo de não conseguir chegar perto do aluno começava a se delinear.
Esse misto de angústia e vontade de aprender como melhorar as possibilidades de aulas, foi o impulso para desenvolver a cada semana uma programação mais assertiva. Mesmo assim, não foi fácil se expor, gravar vídeos, ouvir e falar a distância. Regular o tempo, que agora, se mostrava diferente em nossas vidas. A nossa casa era o limite, a fronteira e ao mesmo tempo um universo de possibilidades.
PrevNext