Book Creator

Castelos 5A

by Bibliotecasescoloares aemc

Cover

Loading...
CASTELOS
Loading...
Loading...
Locais de Defesa e de Refúgio
Loading...
5.º A
CASTELOS
Locais de Defesa e de Refúgio
Almourol
Castelo
de
A fuga para o reino muçulmano Al-Andaluz
Texto
de
Mara Martins, Luana Carvalho, Sofia Mota
Desenhos realizados pelos alunos do 5.º ano e tratamento digital pelos alunos do 8.º ano
A fuga para o reino muçulmano Al-Andaluz
Há muitos séculos, ainda no tempo da reconquista cristã, o Castelo de Almourol, que se situava em pleno rio Tejo, foi conquistado pelos exércitos de D. Afonso Henriques. Este entregou-o a um nobre de sua confiança chamado Tomé Álvares que foi para lá viver com a sua família e com o seu exército pessoal.
Tomé Álvares tinha cinco filhos, três rapazes e duas raparigas. A filha do meio, de seu nome Mafalda, era uma jovem de grande beleza com cabelos castanhos e dourados, olhos azuis como safiras, lábios finos e pele clara e rosada como pétalas de flor.
Ela gostava de ir para junto do rio bordar com as suas aias e a sua irmã.
Numa manhã de primavera, ela avistou um barco com um jovem homem que se aproximou da margem do rio. Primeiro, ela assustou-se, pois o cavaleiro moreno de grandes olhos negros vestia trajes muçulmanos.
A fuga para o reino muçulmano Al-Andaluz
Quis fugir juntamente com as suas aias e irmã, mas o jovem suplicou-lhe que ficasse. Mafalda tremia e o jovem que se chamava Samir pegou-lhe nas mãos, beijou-as e segredou-lhe que no dia seguinte voltaria àquele lugar.
A irmã mais nova contou ao pai o que acontecera naquela manhã. O pai, furioso, ordenou aos soldados e às aias que a vigiassem.
Mafalda chorou amargamente, pois aquele Samir pareceu-lhe o homem dos seus sonhos.
A velha aia Lídia, sua ama de leite, prometeu ajudá-la e levou os seus bilhetes ao amado.
Samir propôs-lhe fugir. Mafalda, escondida com uma colcha da sua cama, fugiu de madrugada e foi ter ao rio. Samir recebeu-a no barco e ela vestiu trajes de camponesa.
Chegaram à margem onde os esperavam dois belos cavalos brancos. Fugiram em direção ao reino muçulmano Al-Andaluz, onde foram bem recebidos.
Casaram, foram felizes e aceitaram as suas diferenças.
PrevNext