Book Creator

Livro 5.º B

by Alunos do 5.º B

Cover

Loading...
A VIAGEM DE FERNÃO de MAGALHÃES
Loading...
Loading...
5.º B
Loading...

Escola Básica Mosteiro e Cávado


A aventura de um rato a bordo da nau
Autores

Abel Barbosa, Alexandre Eira, Bárbara Gomes, Carolina Duarte, Cátia Araújo, Daniela Barata, Filipe de Souza, Gabriel Mesquita, Guilherme Monteiro, Inês Ferrete, Maria Inês Fernandes, Maria João Louro, Maria Manuela Taxa, Mariana Costa,Miguel de Souza, Mónica Giesteira, Nuno Miguel Brás, Rodrigo Gomes, Simão Pereira, Tiago Ferreira
Projeto "Ideias com Mérito
"Construir s@beres na Biblioteca Escolar" em articulação com as disciplinas de Português, HGP, Educação Visual do 5.º ano
Escola Básica Mosteiro e Cávado
2019/2020
O livro digital que está prestes a ler, é o resultado de um caminho que os alunos do quinto ano percorreram com muito entusiasmo e vontade de aprender.
Aceitamos o desafio da RBE «Navegar com a Biblioteca Escolar » para comemorar os 500 anos da Viagem de Fernão de Magalhães e, por outro lado, demos continuidade ao projeto «Construir saberes na Biblioteca Escolar.»
Muitas foram as etapas percorridas. Ler, compreender as mensagens dos textos, tomar notas, resumir, pesquisar para selecionar e retirar informação, escrever e reescrever textos narrativos, utilizar a Drive e o e-mail, trabalhar com o Storyboardthat.
Podemos dizer que este livro é uma viagem dentro da viagem, pois os alunos embarcaram na descoberta de Fernão de Magalhães, fazendo eles próprios um caminho de construção de saberes e, sobretudo, aprendendo a construir laços com os colegas e professoras.

Boas leituras


A aventura de um rato a bordo da nau
Capítulo 1
Olá. Eu sou um rato, mas não sou como todos os outros.
Podem não acreditar, mas eu estive na nau que realizou a primeira circum-navegação, com Fernão de Magalhães. Nessa viagem vi coisas novas, terras maravilhosas, pessoas diferentes e fiquei a saber a história de Fernão de Magalhães.
Que sabes sobre ele?
Pois eu ouvi histórias de marinheiros que contaram que Fernão de Magalhães nasceu em 1480, na Vila de Sabrosa e que era um nobre, mas de baixa fidalguia. Diziam que já em pequeno gostava das navegações.
Quando foi para Lisboa, via o bulício da construção naval, assistia à largada das armadas e escutava histórias sobre os navegadores. Quando Fernão de Magalhães ouvia aquelas histórias, ficava fascinado e pensava que um dia seria marinheiro.
Aos vinte e cinco anos concretizou o seu sonho e foi para a Índia. Ali comprou um rapaz de pele escura que trouxe para Portugal como escravo. Batizou-o com o nome Henrique e, desde aí, nunca mais se separaram.
De regresso a Portugal, foi recebido na Corte, mas não foi muito bem aceite e a relação com o rei D. Manuel tornou-se, cada vez, mais fria.
PrevNext