Book Creator

Livro 5.º D

by Alunos do 5.º D

Pages 2 and 3 of 30

A GRANDE AVENTURA DE FERNÃO de MAGALHÃES
5.º D

Escola Básica Mosteiro e Cávado
Loading...


Viagem à volta da Terra com Fernão de Magalhães
Loading...
Autores

Afonso Dinis Ribeiro Alexandre Gomes da Silva, Ana Rita Correia, Ariana Teresa Fernandes, Beatriz Rodrigues da Silva, Camila Sousa e Castro, Ema Carolina Mota, Érica Dantas Dias, Francisca Sofia Fernandes, Francisco José Araújo e Silva, Gonçalo Dinis Ribeiro, Helena José Pinto, Íris da Costa, João Daniel Fernandes, João Miguel Viana, Leonor Meneses, Letícia Fernandes, Luana Maria Gomes, Margarida Correia, Maria Inês Correia, Maria João Reis, Maria Luísa Pinheiro, Mariana Cunha Faria, Rui Miguel Ribeiro, Sara Mendes, Simão Macedo, Soraia Ferreira, Tatiana Gonçalves
Projeto Ideias com Mérito - "Construir s@beres na Biblioteca Escolar" em articulação com as disciplinas de Português, HGP do 5.º ano
Escola Básica Mosteiro e Cávado
2019/2020
O livro digital que está prestes a ler, é o resultado de um caminho que os alunos do quinto ano percorreram com muito entusiasmo e vontade de aprender.
Aceitamos o desafio da RBE «Navegar com a Biblioteca Escolar » para comemorar os 500 anos da Viagem de Fernão de Magalhães e, por outro lado, demos continuidade ao projeto «Construir saberes na Biblioteca Escolar.»
Muitas foram as etapas percorridas. Ler uma obra literária, compreender a mensagem do texto, tomar notas, resumir, pesquisar para selecionar e retirar informação, escrever e reescrever textos narrativos, utilizar a Drive e o e-mail, trabalhar com o Storyboardthat.
Podemos dizer que este livro é uma viagem dentro da viagem, pois os alunos embarcaram na descoberta de Fernão de Magalhães, fazendo eles próprios um caminho de construção de saberes e, sobretudo, aprenderam a construir laços com os colegas e professoras.

Boas leituras


Viagem à volta da Terra com Fernão de Magalhães
Capítulo 1
Sou Antonio Pigaffeta, um nobre italiano entusiasmado pelo odor da aventura.
Encontro-me em Sevilha, que é uma cidade fantástica, muito movimentada e com grandiosos monumentos. Mas o que mais me fascina são as naus imponentes que se encontram no porto. Uma delas chamou-me à atenção, pois faz-me lembrar a viagem que fiz no ano de 1519 com Fernão de Magalhães.
Já ouviram falar deste importante navegador português? Gostavam de ouvir a sua fascinante história de vida?
Adoro contar histórias e vou-vos contar esta.
Este importante navegador nasceu numa linda manhã de primavera no dia 27 de abril no ano de 1480, na formosa vila de Sabrosa, pelo que dizem…Fernão de Magalhães pertencia a uma família da baixa fidalguia. Sabiam o que o levou a gostar do mar e das viagens? Foi o facto de todos os dias ir apreciar a beleza das naus. Via-as a serem construídas, via-as a partir para lugares desconhecidos e via-as a chegar com navegadores que voltavam como heróis.
O nosso corajoso navegador tinha um espírito aventureiro e, aos 25 anos, realizou a sua primeira viagem a Malaca, onde fez uma importante compra. Um escravo a quem deu o nome de Henrique.
Fernão de Magalhães não tinha papas na língua e, por isso, mantinha uma relação muito fria com o rei de Portugal D. Manuel. Farto da vida do palácio, decidiu procurar novas aventuras.


Viagem à volta da Terra com Fernão de Magalhães
Capítulo 2
Nas muitas conversas que tive com o nosso herói, contou-me que em África ficou ferido a combater os mouros na batalha de Azamor. Incapacitado para a guerra, puseram-no a cuidar dos animais saqueados ao inimigo e ainda o acusaram de os roubar.
Onde já se viu um homem daqueles a tomar conta de animais!?
Querendo justiça, regressou a Lisboa para provar a sua inocência e pedir um aumento da sua mesada ao Rei D. Manuel. O rei não aceitou e mandou-o de volta para o seu posto em África.
Coitado do homem que tanto pediu e nada conseguiu!
Mais tarde, o nosso navegador regressou a Portugal e foi apresentar uma ideia ao rei, que podia dar muito certo e o deixaria rico. Mas, mais uma vez, o rei não aceitou.
Eu acho este rei pouco aberto a aventuras e não conhecia verdadeiramente Fernão de Magalhães!
Mas como o nosso homem é persistente, foi para Espanha apresentar a sua ideia ao rei D. Carlos.
E sabem qual era a ideia? Chegar à ilha das Especiarias por ocidente, coisa que ainda ninguém tinha conseguido.
Fernão de Magalhães consultou mapas secretos e falou com outros navegadores para se preparar para a viagem.
Preparem-se que é agora que vai começar esta fantástica aventura. 
PrevNext