Book Creator

Contos do 5.º B

by Bibliotecasescoloares aemc

Pages 2 and 3 of 42

Quem conta um conto...

Alunos do 5.ºB
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
2020/2021
Loading...
Trabalho desenvolvido pelos alunos do 5.º B na disciplina de Apoio ao Estudo, em articulação com os professores de Português, Educação Visual e Biblioteca Escolar.

Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
2020/2021
Loading...
Era uma vez um leão mágico chamado Magaleão que vivia no meio da savana com a sua família e amigos. Ele era diferente dos restantes. Era muito frágil e medroso, mas tinha poderes especiais: conseguia soprar como ninguém e também ficava invisível. Por isso lhe deram o nome de Magaleão porque era de “mágico” e “ leão”. Ele andava muito triste e infeliz nos últimos tempos, porque descobriu que um dos seus antepassados tinha escondido um grande tesouro, cheio de moedas de ouro, diamantes e muitas outras pedras preciosas. 
   O Magaleão partiu para o alto da montanha à procura do tesouro deslocando-se num tapete voador. No caminho, ele encontrou um leopardo e pediu-lhe ajuda. O leopardo chamava-se Magaleop, que vinha da palavra “mágico” e de “leopardo”. Era muito gigantesco, feroz e aventureiro. Não tinha medo de nada nem de ninguém.
    Durante o percurso, os dois amigos encontraram uma serpente misteriosa com duas cabeças assustadoras. Mas, como ambos tinham poderes especiais, o Magaleão com o seu sopro e Magaleop com a sua magia, fizeram com que a serpente desaparecesse sem deixar rasto.
    O leão mágico e o amigo chegaram ao alto da montanha onde
estava escondido o grande tesouro. Era uma montanha densa,
muito escura, tinha árvores enormes e ouvia-se barulho por todo
lado. De repente, apareceu um dragão perigosíssimo que se atirou ao Magaleão e eles começaram uma grande luta. O dragão feriu-o gravemente, ficando caído por terra. Em seguida apareceu o seu amigo que o veio salvar e os dois conseguiram derrubar o dragão com os seus poderes. O leão mágico ferido, mas feliz por ter sido salvo, finalmente conseguiu encontrar o tesouro que estava enterrado no chão de uma caverna antiga já degradada, que estava escondida no alto da montanha.
    O Magaleão ficou maravilhado com tantas moedas de ouro e
pedras preciosas, tudo parecia um sonho. Decidiu oferecer algumas ao seu amigo pela ajuda e por lhe ter salvo a vida. Regressaram felizes à savana e o leão mágico estava ansioso para contar a grande aventura à sua família!!! 

Lara Silva
Há muito,  muito tempo num reino distante e muito pobre havia um príncipe que se chamava Hércules. Ele era jovem, forte e gostava muito de ajudar as pessoas. Um dia ouviu um rapaz a comentar que havia um tesouro perdido numa ilha. Então o Hércules resolveu aventurar-se na procura desse tesouro para ajudar as pessoas do seu reino. 
Um dia de manhã, pegou em alguns mantimentos e no seu cavalo e partiu à procura do tesouro. 
    Ao fim de alguns dias, , Hércules  encontrou um Gênio, ele era pequeno, de pele azul, de roupas coloridas e era muito engraçado. Ele perguntou ao Hércules o que ele andava a fazer por aqueles lados, e o príncipe contou-lhe a história do tesouro perdido.O Gênio disse -lhe que o podia ajudar e continuaram juntos à procura.
     Para chegar à ilha eles tinham que passar por um mar muito agitado. Então o génio disse ao Hércules que ele conseguia concretizar-lhe um desejo.O Hércules desejou ter um barco grande e resistente para chegar à ilha. Finalmente chegaram à ilha, era um lugar cheio de árvores e plantas de várias formas. Com pequenos insetos muito diferentes do que ele estava habituado a ver. Os dois amigos começaram a explorar a ilha, e quando se aproximaram do tesouro surgiu um guardião que os impediu de chegar ao tesouro.
    Entretanto o guardião e o Hércules começaram a lutar e o Hércules ficou ferido. O Gênio,  ao ver o seu amigo ferido, concedeu-lhe mais um desejo. Ele desejou que o guardião fosse derrotado. Juntos venceram o inimigo e conseguem entrar na gruta onde estava o tesouro. Começaram a caminhar e ao fundo via-se uma luz, era o tesouro... Havia moedas de ouro, jóias de várias cores e diamantes brilhantes!
    Os dois amigos pegaram no tesouro e meteram-no no barco. Como o Hércules não conseguia ir de barco até casa, o Gênio concedeu-lhe o último desejo. Então Hércules desejou ter um tapete mágico gigante para poder transportar o tesouro. 
E assim foi, num belo dia de sol Hércules chegou  ao seu reino e toda a gente foi ao seu encontro. O jovem príncipe  dividiu o tesouro por toda a gente do seu reino. Tornando-se num reino onde as pessoas eram amigas de todas e viveram felizes para sempre...
                                           
David Silva

Há muitos anos, num distante reino, para lá das montanhas, havia uma princesa chamada Leonor. Tinha  quinze anos e que queria conhecer o mundo, mas a família dela não a deixava.
Diziam que só poderia sair do reino quando fizesse dezoito anos. Mas ela não queria esperar tanto tempo, pois ainda faltavam três anos. Decidiu que ia conhecer o mundo,só não sabia como.
Numa tarde quente,  a Princesa Leonor foi passear junto ao rio e lá estava um jovem
cavaleiro chamado Vicente, que andava de terra em terra a combater ladrões que
atacavam as aldeias. Vicente começou a contar-lhe as suas aventuras e a Princesa Leonor pediu-lhe que a levasse com ele e o jovem cavaleiro depois de dizer que não acabou por aceitar.
Pela madrugada saíram os dois do reino e começaram a aventura, conheceram muitas
cidades e países diferentes e a Princesa Leonor estava entusiasmada com tudo o que
estava a conhecer.
Mas um dia, quando iam da cidade de Madrid a caminho de Roma, chegaram a uma ponte e lá estavam uns ladrões que queriam lutar com o Vicente. Ele ficou muito preocupado com a Princesa Leonor e sem medo de morrer lutou contra os
ladrões e conseguiram atravessar a ponte e abrigaram-se numa gruta que havia no
caminho, até que os ladrões os parassem de os seguir.
Por fim  Vicente convenceu a Princesa Leonor a voltar para casa, pois já tinha conhecido outras terras e quando fosse maior voltava a fazer outra viagem.

Clara Moutinho

PrevNext