Book Creator

Escrita Criativa

by Jerónimo Francisco

Pages 2 and 3 of 12

OFICINAS DE ESCRITA CRIATIVA
Loading...
Loading...
Loading...
Ao contrário do que muita gente imagina, a escrita criativa é uma habilidade que pode ser desenvolvida e praticada por qualquer pessoa.
Com a intenção de promover o gosto pela escrita, a Biblioteca Rosae desenvolveu, durante a Semana da Leitura de 2022, várias sessões de escrita criativa através de 2 modelos diferentes : "Terra à Vista" e "QR Codes de Imagens"

Nas próximas páginas encontrarás os textos criados pelos alunos no final de cada sessão.
No final da nossa viagem, acreditamos que seremos capazes de construir um país onde todos os habitantes possam viver com o mínimo de condições básicas.
Ao abdicar de determinados bens e/ou situações, pensamos na criação de um país em torno dos pilares da felicidade, bem-estar e da democracia.
É certo que todas as pessoas têm as suas próprias necessidades, sendo umas mais exigentes e outras menos, umas mais dependentes e outras menos ligadas ao material.
No entanto, ao escolher a nossa bagagem final, prescindimos do que consideramos ser mais fútil, nomeadamente de coisas que em tempos idos nem sequer existiam e as pessoas, ainda assim, eram muito felizes!

Turma do 3ºK
As nossas escolhas foram baseadas na satisfação das necessidades de todos e com vista à construção de um país completamente novo.
Estas escolhas pretenderam proporcionar uma boa qualidade de vida a todos. Por isso, selecionámos determinados itens que representam necessidades básicas para a nossa bagagem final: água potável, educação, medicamentos e vacinas e, igualmente, comida saudável, entre outros.

Turma do 1ºK
O Bolo de Amor

Esta história começou algures na América, onde havia uma casa muito agradável.
Nessa casa vivia um professor reformado.
O professor de inglês passava a suas tardes a tratar do jardim e da biblioteca, que se encontrava dentro da sua casa. Uma vivenda muito limpa e agradável.
Um dia, enquanto arrumava a sua arrecadação encontrou uma velha máquina de escrever. Ao ver esta relíquia, resolveu repará-la e começou a usá-la.
O velho professor aproveitou aquela máquina para escrever histórias sobre os seus filhos. Essas histórias eram tão agradáveis que um editor resolveu publicar os livros por ele escritos. Com a publicação dos livros, encontrou-se com uma das suas fãs. Marcaram um encontro num restaurante gourmet, com refeições maravilhosas, falando sobre seus livros mais famosos.
Neste encontrou houve logo uma grande empatia entre os dois. Então, passaram a tarde juntos, depois tiveram a ideia de ir para casa dele, e como um dos seus passatempos era a cozinha, decidiram fazer um bolo, pois a mãe dela tinha oferecido vários ovos das galinhas que tinha na aldeia.
No final do dia, tomaram um chá e comeram o bolo que tinham feito. Este estava carregado de amor e carinho. Foi aí que ela se apaixonou perdidamente por aquele sábio professor.
Assim, o velho professor de inglês passou a ter companhia na sua casa e viveram felizes ate ao fim.

Luís Coelho, Gonçalo Lopes, Miguel Rapagão, Rodrigo Oliveira
Imagens que foram sendo introduzidas ao longo da sessão e sobre as quais o texto teria de ser desenvolvido.
PrevNext