Book Creator

Jogos de tabuleiro de matriz africana Jogo de Mancala

by Andersonsimoes Soares

Cover

Loading...
Jogo de Tabuleiro de matriz africana
"Mancala".
Loading...
Loading...
Loading...
Bora Vivenciar?
Tabuleiro: Existem vários tipos de tabuleiros de mancala, que são compostos por diferentes números de casas e kalas (onde são depositadas as peças do jogador). Os tabuleiros mais tradicionais têm 5 ou 6 casas de cada lado.
Curiosidades: Jogo com mais de 2.000 a.C. e existe mais de 200 formas diferentes de jogar. A palavra mancala significa “transferir” e “mover”. O fundamento desse jogo é a semeadura, contagem e captura. O nome do jogo varia de acordo com o local, como por exemplo: Andot (Sudão), Aware (Suriname), Ayo (Nigéria), Kalah (Argélia), Oware (Gana), dentre outros.
Objetivo do jogo: O jogador deve “depositar” o maior número possível de peças (sementes) em sua kala; quem tiver o maior número é o vencedor da partida. Para começar a partida, são colocadas 4 ou 5 peças em cada casa.
Como jogar: para definir o jogador que começa o jogo, cada jogador pega 4 sementes e esconde uma
quantidade na mão, entre 0 ou 4 sementes); cada um escolhe um número de 0 a 8, aquele jogador que mais se aproximar do número de peças somadas nas duas mãos (uma mão de cada jogador) é o que começa o jogo.
O jogador pode escolher começar com quaisquer
peças (de qualquer casa) do seu lado do tabuleiro. O jogador só pode pegar as peças do seu lado, mas deve distribui-las do seu lado e do lado do seu oponente; sempre no sentido anti-horário. O jogador deve pegar todas as peças da casa escolhida e ir distribuindo, uma a uma, nas cavas posteriores, na sequência (somente uma peça em cada cava). Quando passar na sua kala, deixa uma peça, mas quando passar pela kala do adversário, não deve colocar, mas deve pular a kala e deixar na cava em seguida, se ainda tiver peças na mão para ser distribuídas.
PrevNext