Book Creator

Digne les Bains 2022

by Isabel Maria Cardoso Monteiro

Cover

Loading...
Digne-les-Bains, 27 de junho a 1 de julho de 2022
Loading...
Loading...
Formação Erasmus+ KA1 - Curso Estruturado "Activités créatives au service de l'oral et de l'écrit en langue française"
ANA MARIA DE LOUREIRO ALMEIDA
AE NELAS

ERCÍLIA BATISTA PINTO
AE VILA NOVA DE PAIVA

ISABEL MARIA CARDOSO MONTEIRO
AE SÁTÃO

MARIA DE LURDES COELHO DE FIGUEIREDO
AE NELAS

PAULA ALEXANDRA ALVES GONÇALVES BALULA
AE FORNOS DE ALGODRES
DIGNE-LES-BAINS E O CENTRO DE FORMAÇÃO

      A vila de Digne-les-Bains fica situada no Departamento dos Alpes de Haute Provence, a cerca de 140 km de Nice, Cannes ou Marseille. Localizada no cruzamento de três vales, banhada pelo rio la Bléone, é citada logo no início da obra emblemática de Victor Hugo, Les Misérables. A população, que não ultrapassa os 20.000 habitantes, beneficia de um quadro natural invejável, já que integra uma reserva geológica, com termas e trilhos pedestres para todos os gostos. É considerada a capital histórica da lavanda e, como tal, abriu recentemente um museu que procura preservar a memória coletiva sobre o tema.

https://www.dignelesbains.fr/culture-patrimoine-2/notre-histoire/
https://www.provenceweb.fr/f/alaupro/digne/digne.
Foi neste espaço idílico que o Réseau Canopé (https://www.reseau-canope.fr/) instalou uma delegação regional, com ligação ao pólo universitário Aix-Marseille, onde procura auxiliar professores. A sua missão, mandatada pelo Ministério francês da Educação nacional e da Juventude, é garantir a formação pedagógica dos docentes, ao longo do seu percurso profissional, integrando as ferramentas digitais nesse contexto.
Para nos orientar durante esta semana de formação, esteve a Mélanie Cornet (médiatrice ressources et services – numérique éducatif) que foi pontualmente auxiliada por 2 outros formadores, a Delphine Smagghe e o Antoine Decroix, bem como pelo Diretor, Didier Imbert. Juntos, não esquecendo a preciosa interação com as nossas colegas de trabalho, 5 professoras italianas, 5 alemães e 1 franco-jordaniana, partilhamos momentos enriquecedores e muito gratificantes, tanto ao nível profissional como no plano pessoal.
1º dia – 27 de junho

O primeiro dia de formação teve por objetivo, proporcionar atividades criativas e colaborativas que permitissem a apresentação e caracterização de todas as participantes, desde as formadoras às dezasseis formandas.
A primeira atividade de quebra-gelo denominada “Procuro alguém que…” realizou-se, ainda, no espaço exterior do Réseau CANOPÉ. A cada participante foi entregue uma grelha com diversas perguntas, para as quais se deveria encontrar uma resposta positiva, sendo que apenas se poderiam colocar duas questões a cada uma das formandas. O objetivo consistia em completar a grelha o mais rapidamente possível, fazendo BINGO. Esta atividade promoveu, logo de início, uma grande interação entre as várias participantes.
PrevNext