Book Creator

Convento de Sta. Maria de Almoster

by Fátima Janeiro

Pages 2 and 3 of 41

O Convento de Santa Maria de Almoster
Área de Projeto Turma 2
Alunos de 3º e 4º anos
Ano Letivo 2021/2022
Loading...
Introdução

Este trabalho surgiu no âmbito da Disciplina de Área de Projeto.
Decidimos estudar o Património Material de Almoster.
Após algumas hipóteses sugeridas pelos alunos, e claro está, a escolha recaiu por unanimidade pelo estudo do Convento de Santa Maria de Almoster.
Este trabalho foi elaborado com base na visita ao local e diversas pesquisas na internet e alguns livros. Também fizemos os arrepiados(doce criado pelas monjas de Almoster).
Loading...
A nossa visita ao Convento
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Poema

Teu altar e tua história
Sendo damas da rainha
Ou testemunhas de milagre
Deixaram tudo que tinham
Sendo a última vontade.

Foi escolhido Almoster
Mosteiro de Santa Maria
Fundadora D. Sancha
Casa da Ordem de Cister.

Berengária se fez monja
Com donativos por inteiro
Santa Isabel ajudou
D. Dinis doou dinheiro.

Do gótico foi nascido
Século treze a construção
De adornos destruída
Hoje...faz doer o coração!
A sua História

O mosteiro de Santa Maria de Almoster, foi fundado em 1289 por D . Berengária Aires, aia da rainha Santa Isabel, por vontade de D.Sancha Pires sua mãe, em mandar erigir em Almoster, o convento feminino das monjas cistercenses..
As obras resultaram da iniciativa conjunta da fundadora e da rainha Santa, tendo esta última mandado edificar o claustro e a enfermaria.
Após a conclusão das obras, a rainha continuou a manifestar interesse pelo mosteiro, deixando-lhe em testamento cerca de mil libras.
A Arquitetura

Na igreja, de construção arquitetónica gótica, variadíssimos acrescentos lhe foram feitos ao sabor das necessidades ou ao gosto de cada época .
A igreja é constituída por três naves formadas por 5 tramas de arcos de ponta de lança, sobre pilares capitalizados pintados.
Todo este interior se encontra forrado de azulejos seiscentistas com padrão tipo tapete, azuis e amarelos, sendo um dos mais belos mostruários cerâmicos do século xvii.
O conjunto conventual engloba dois claustros, encontrando-se o exterior muito danificado.
A Lenda de Cristo Redentor

Na igreja existe um Cristo crucificado muito antigo num dos altares.
Conta a lenda que durante as invasões francesas, o Convento de Santa Maria de Almoster foi saqueado e os soldados franceses, ao chegarem junto da imagem de Cristo Redentor, repararam que Cristo estava a chorar. Com medo, não lhe tocaram e a imagem continua intacta até aos dias de hoje.
O convento nos dias de hoje

Após extinção das ordens religiosas em 1834,o convento foi progressivamente votado ao abandono,entrando numa fase de destruição do seu rico património.
Em 1887,o Mosteiro foi encerrado por morte da última religiosa no dia 21 de outubro.
Ainda em 1910, igreja foi vandalizada e roubada,tendo desaparecido azulejos,e um pórtico que existiu na casa do capítulo .
Nos anos 50 do século xx, o estado de degradação levou à substituição da cobertura abobadada da nave central pelo atual teto de madeira. O órgão e a pedra de arma sobre o pórtico principal já tinham sido retiradas, e o edifício anexo à igreja se encontrava transformado em vacaria.
Desde então , o edifício central tem sido objeto de uma vasta intervenção de recuperação , que lhe procura conferir algumas das suas caraterísticas originais.
PrevNext