Book Creator

Livro 03 Tema: Tempo de Tela CEI Confins

by Danielly Araújo

Pages 2 and 3 of 12

#PORQUESOUCEI
PARCERIA FAMÍLIA-ESCOLA ON-LINE
EDUCAÇÃO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL
LIVRO 03
Loading...
TEMA: TEMPO EM TELA
Loading...
Loading...
#PORQUESOUCEI
Loading...
Loading...
TEMA: TEMPO EM TELA
Loading...
#PORQUESOUCEI
Loading...
Loading...
Loading...
Adriele de Fátima Batista
Psicóloga CEI
USO DA TELA NA INFÂNCIA
Atualmente vivemos uma época com acesso muito fácil à tecnologia de forma geral. Tanto as crianças como nós, adultos, nunca estivemos tão conectados como agora. É inegável o benefício e todos os avanços que essa tecnologia traz, mas o que muito pouca gente sabe é que há malefícios associados ao uso descontrolado desta mesma tecnologia.
A exposição precoce (crianças abaixo de 5 anos de idade) pode prejudicar o desenvolvimento da criança! Habilidades como atenção, concentração, memória e capacidade de resolução de problemas ficam prejudicadas na infância com o uso excessivo de celulares, uma vez que são estimulados a verdadeiras maratonas em jogos, aparentemente inofensivos, mas que não são tão inofensivos assim. Se até cerca de 5 anos atrás, os computadores e tablets eram os grandes vilões na infância, os celulares dominam o ranking hoje devido à sua facilidade de acesso.
#PORQUESOUCEI
USO DA TELA NA INFÂNCIA
E quanto mais cedo as crianças são expostas aos celulares ou as telas mais cedo podemos ver os danos por eles causados: crianças mais agitadas, padrões de sono alterados (dormem muito tarde, dormem pouco, não descansam), comportamentos irritadiços com baixa tolerância, imediatistas (querem tudo na hora), não sabem esperar, não sabem brincar com seus pares, têm seu desenvolvimento psicomotor alterado, criam comportamentos tipo dependência (hoje já tratamos dependência tecnológica na infância, o que é muito sério e grave, com consequências ainda imprevisíveis).

Assim, quanto menos tempo a criança ficar exposta ao celular e as telas melhor será para seu desenvolvimento global, tanto psicomotor quanto emocional e cognitivo.
#PORQUESOUCEI
Quais são os riscos potenciais que uma criança corre quando utiliza o celular de forma descontrolada e excessiva?
Os riscos vão desde o sedentarismo (uma vez que nossas crianças têm se movimentado menos, aumentando o risco para doenças que anteriormente não faziam parte do universo infantil, tais como problemas cardiovasculares, obesidade, dentre outros), transtornos alimentares (uma vez que o padrão alimentar é totalmente modificado a fim de que a exposição ao celular seja priorizada), transtornos do sono (uma vez que nossas crianças têm dormido cada vez menos e com pior qualidade neste sono), transtornos psiquiátricos (que vão desde os Transtornos Ansiosos, passando pela Depressão Infantil até transtornos mais graves que necessitam de intervenção multiprofissional), dificuldades na aprendizagem (rebaixamento nos níveis atencionais e de memória, passando por questões mais sérias que podem ser confundidas com Transtornos da Aprendizagem e cuja terapêutica pode ser conduzida de maneira equivocada), além de outras infinidades de condições que vimos diariamente nos consultórios e também nas escolas.
#PORQUESOUCEI
De quem é a responsabilidade do tempo de acesso da criança ao celular ou as telas?
A responsabilidade sobre quaisquer fatores que estejam relacionados ao desenvolvimento da criança é da família na qual esta criança está inserida. Ou seja, a responsabilidade é sempre dos pais ou responsáveis por esta criança.

O que vimos na prática, muitas vezes, são famílias permissivas que delegam o cuidado da criança à própria criança! Permitem que as próprias crianças decidam o que querem, do jeito e maneira que querem. E quando se dão conta, regras e limites não existem mais, ficando muito difícil o controle e manejo dessa criança em casa.
Sabemos que não podemos privar esta geração da tecnologia, mas podemos ser mais responsáveis por nossas crianças, criando regras claras e limites também para o uso dos celulares.
#PORQUESOUCEI
A partir de que idade uma criança deveria fazer uso dos celulares?
Esta regra é ditada, principalmente, pelo bom senso. As sociedades científicas que tratam de crianças sugerem que o acesso aos celulares não deve acontecer antes dos 3 anos de idade. Nesta faixa etária deve-se priorizar o desenvolvimento infantil através de brincadeiras psicomotoras que são importantes e necessárias para a aquisição de muitas habilidades cognitivas no futuro, como, por exemplo, a leitura e a escrita.
Referência Bibliográfica
#PORQUESOUCEI
PrevNext