Book Creator

O livro dos leitores da be-esspc

by Clarinda Maria

Pages 2 and 3 of 97

Imagem da Instalação Leitura
O LIVRO
DOS LEITORES
DA BE-ESSPC
20
21
Loading...
DESENHA-ME UMA BIBLIOTECA

Celebração do mês internacional das bibliotecas escolares
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Mar me Quer - Mia Couto, por Goreti Castro (Assistente Operacional)
O livro “Mar me quer” fala-nos de Zeca e Dona Luarmina, que habitam numa aldeia em Moçambique, sendo o mar a personagem principal bem presente na vida deles.
Já com uma certa idade, Zeca, que foi pescador, está apaixonado pela dona Luarmina, mas esse amor não é correspondido.
Com uma dezena de breves capítulos, esta obra do escritor moçambicano, Mia Couto, faz-nos reviver o passado de Zeca e a forte ligação com o seu grande mentor, o avô. Zeca tem um terrível segredo que lhe traz muita culpa, segredo esse que será desvendado no fim e que lhe trará paz.
Para mim, este livro “fala-nos” da solidão dos personagens e da imensidão do mar.
O Conto dos Chineses - José Cardoso Pires, por Paulo Miguel (aluno do 7º ano)
"O Conto dos chineses" é a história de um homem que tinha duas filhas, esse homem era guarda de obra e passava o tempo debaixo de um telheiro. No telheiro tinha alguma comida para comer, queijo, pão e vinho…e por vezes fazia uma pequena fogueira.
Um dia estava o homem a pensar nas festas da cidade que havia lá ao longe, pois era dia de S. João, quando viu chegar lá ao fundo uns homens que eram chineses. Pensava que tinham ficado perdidos. O homem ouvia-os falar e achou a sua língua muito esquisita, as suas filhas, que ali brincavam, até se riam…
Eu recomendo este livro para crianças dos 7 a 12 anos, mas também para grandes. Livro engraçado sobre chineses com desenhos e é fácil de ler. Bom para imaginar ...
Margarita e o Mestre - Mikhail Bulgákov, por Teresa Castro Gandra (Professora de Francês/Português)
Fala-se no Diabo e o Diabo aparece!
Foi exatamente isso que aconteceu a dois escritores , em Moscovo, ao pôr-do-sol de um dia de primavera, após beberem um sumo de alperce quente que lhes provoca um ataque de soluços. A um deles, Berlioz, aos soluços seguem-se outros problemas, como taquicardia, medo, ansiedade, situação nunca antes vivida que o faz desabafar “ Talvez seja altura de mandar tudo para o Diabo e partir para Kisslovodsk”( estância balnear).
Não teve tempo, porque ficou sem cabeça!
A partir deste acidente, o Diabo e os seus comparsas, entre os quais o gato Behemot, vão infernizar a vida aos corruptos e aldrabões e ajudar outros, como é o caso de Margarita e o Mestre, autor de “Pôncio Pilatos”. Ao incluir esta obra do Mestre no seu próprio romance, o autor dá-nos a conhecer mais factos sobre Jesus, Judas, Mateus e Pôncio Pilatos. A integração desta obra nos acontecimentos provocados pelo Diabo é de uma mestria excecional.
Mikhail Bulgákov apresenta-nos a sociedade moscovita dos anos 30 do século passado e, certamente, põe a nu muitas das suas vicissitudes, pois “Margarita e o Mestre” só foi publicado 20 anos após a sua morte, tendo sido queimada a parte respeitante à obra do Mestre…
Só lendo esta obra se consegue perceber a genialidade deste autor: imaginação, imprevisibilidade, desconcerto, espetacularidade e tanto mais, da primeira à última linha...
Sinal de Vida - José Rodrigues dos Santos, por Carla Lixa (Professora de Biologia)
PrevNext