Book Creator

Fosforescência de Emergência

by mj Marques

Cover

Loading...
Loading...
O Brilho Que Não Se Apaga
Loading...
Loading...
FOSFORESCÊNCIA DE EMERGÊNCIA
A Vida Selvagem vista por um iPhone
O amanhã. Quatro jovens do ensino secundário enfrentam o maior desafio das suas vidas juvenis. Deparam-se vis-à-vis com o seu futuro habitat, onde os fracos vacilam e os intelectuais esforçam-se para superar tudo e todos. Mas será que estão preparados para sobreviver num lugar tão exigente e intimidante?
O primeiro encontro com este local é de admiração, os sujeitos analisam as suas redondezas e encontram todo o tipo de speciemens: estudantes, professores, funcionários... Para os ajudar, um orientador, um macho alfa que os guiará nesta selva inexplorada a que chamam de universidade. O pouco tempo que passam no território serve já para preparar estes estudantes para o derradeiro confronto: a vida académica superior e as suas turbulências. Nunca haviam sido testados de tal forma. Conseguirão sobreviver?
Índice
4
Nota dos Autores
6
Objetivos
8
Introdução Teórica: Fósforos; Luminância; Diagrama de Jablonski; Fluorescência ou Fosforescência?
16
Metodologia
22
Resultados e Discussão
26
Para Concluir...
28
Agradecimentos
30
Referências
Nota dos Autores
Beatriz Calçada,
Redatora do Diário de Bordo
Num mundo em que ser "verde" se tornou urgente, é fundamental que se determine onde se pode fazer reduções de consumo que não impliquem prejudicar radicalmente o conforto do ser humano, caso contrário essa medida terá pouca (ou até mesmo nenhuma) adesão. “Fosforescência de Emergência” é um projeto que, nascendo no âmbito de se obter uma melhor preparação para o ensino superior nas disciplinas de Química e Biologia do secundário, vêm ao encontro dessa problemática.
Desde cedo que nos é posta a eletricidade como uma solução para iluminar o planeta, mas os métodos para a sua produção implicam o gasto de recursos não renováveis e poluentes ou o exaustivo e muito dispendioso uso dos recursos renováveis. Deste modo, há necessidade de encontrar diferentes formas de iluminação, para reduzir o consumo desta. O fenómeno da Fosforescência, geralmente conhecido por "brilho no escuro", tem sido cada vez mais usado neste sentido e este projeto pretendeu desde o início ser mais um passo nessa espiral ascendente.
Assim, o objetivo principal que se pretende atingir é o de reduzir o gasto de eletricidade por parte dos sinais de emergência de maneira que estes se possam manter iluminados a tempo inteiro sem consumirem energia elétrica.

beatriz.calcada@sapo.pt
Maria Marques,
Especialista em Comunicações
mjmmarque@gmail.com
Beatriz Calçada,
Redatora do Diário de Bordo
Henrique Miranda,
Fotógrafo Profissional
beatriz.calcada@sapo.pt
hadsm2013@gmail.com
Maria Marques,
Especialista em Comunicações
Tiago Castro,
Químico
mjmmarque@gmail.com
tiago6castro@gmail.com
PrevNext