Book Creator

Ativistas

by Turma 8A

Pages 2 and 3 of 14

Comic Panel 1
ATIVISTAS
8º A
Agrupamento de Escolas Cego do Maio
Comic Panel 1
Loading...
Sobre os autores e projeto
Loading...


Somos a turma A do 8º ano do Agrupamento de Escolas Cego do Maio da Póvoa de Varzim e criamos este livro como parte integrante das atividades desenvolvidas em Projeto+ e Cidadania e Desenvolvimento.
O tópico estudado foi "Direitos Humanos" e para tal centramo-nos na pesquisa de informação sobre ativistas que tiveram um papel fundamental na defesa dos direitos e na mudança de mentalidades e vidas.
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Loading...
William "Bill" Maher Jr.
Loading...
Anna Eleanor Roosevelt
Loading...
Nasceu a 20 de janeiro de 1956 em Nova Iorque. É um comediante de stand up, apresentador de televisão, comentador político e escritor americano.
Maher é conhecido pela sua sátira política, os seus comentários têm como alvo uma grande variedade de tópicos, entre eles, a religião, a política, vários tipos de burocracia, correção política, os meios de comunicação e pessoas em posições de grande poder político e social. Apoia a legalização da marijuana e do casamento homossexual e faz parte do grupo PETA - Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais. É um grande crítico da religião e faz parte dos quadros do The Reason Project.

Diana Oleksandrovna e Miriam Aguieiras
Loading...
Anna Eleanor Roosevelt nasceu em Nova Iorque a 11 de Outubro de 1884 e morreu a7 de novembro de 1962. Foi primeira-dama dos Estados Unidos da América de 1933 a 1945.
Apoiou a política do New Deal, criada pelo seu marido, o presidente Franklin D. Roosevelt, e tornou-se uma grande defensora dos Direitos Humanos. Após a morte do marido, em 1945, Roosevelt continuou a ser uma defensora, porta-voz e ativista internacional para a coligação do New Deal. Trabalhou para melhorar a situação das mulheres trabalhadoras, embora tenha sido contra a política dos direitos iguais, pois acreditava que ela afetaria negativamente as mulheres.

Diana Oleksandrovna e Miriam Aguieiras
César Chávez
Comic Panel 1
César Chávez nasceu em Yuma, Arizona, numa família de Mexicano-Americanos. Chávez começou cedo como trabalhador braçal onde serviu por dois anos. Casou-se, teve filhos, e depois envolveu-se com uma organização comunitária. Em 1959, tornou-se diretor nacional do CSO (Organização de Serviço Comunitário), uma posição com base em Los Angeles.
Em 1962, deixou o CSO para fundar o NFWA (National Farm Workers Association). Nesta associação lançou um esquema de seguro, uma cooperativa de crédito e um jornal para trabalhadores do campo chamado El Malcriado. Mais tarde naquela década, começou a organizar greves entre os trabalhadores rurais, sobretudo em Delano, onde organizou entre 1965 e 1970 uma greve entre apanhadores de uvas.


André Portela e Daniel Flores
César Chávez conseguiu melhores condições para os trabalhadores agrícolas.
Elif Shafak
Elif Shafak é uma escritora e colunista turca. Shafak publicou 15 livros, dos quais 10 são romances. Ela escreve ficção tanto em turco como em inglês. Shafak combina tradições ocidentais e orientais de narração de história sobre mulheres, minorias, imigrantes, subculturas e jovens.
Nasceu no dia 25 de outubro de 1971 (50 anos) em Estrasburgo, França. É casada com Eyup Can desde 2005.
Elif Shafak é uma ativista feminista e usa as suas obras para alcançar as pessoas, fazer com que mudem a forma de pensar e entender a força das mulheres.

Inês Lomba e Letícia Silva
Comic Panel 1
Martin Luther King Jr
Martin Luther King Jr. nasceu em Atlanta, a 15 de janeiro de 1929 e morreu em Memphis, a 4 de abril de 1968. Foi um pastor batista e ativista político que se tornou a figura mais importante e líder do movimento dos direitos civis nos Estados Unidos de 1955 até ao seu assassinato em 1968.
King é muito conhecido pela luta dos direitos políticos através da não-violência e desobediência civil, inspirado nas suas crenças cristãs e o ativismo não-violento de Mahatma Gandhi.
A 14 de outubro de 1964, King ganhou o Prémio Nobel da Paz por combater o racismo nos Estados Unidos através da resistência não violenta. Em 1965, ajudou a organizar as Marchas de Selma a Montgomery. A segregação racial no Sul dos EUA remontava ao passado escravista dessa região. Até 1865 – ano em que acabou a Guerra Civil entre o Norte e o Sul –, o trabalho escravo ainda não tinha sido abolido nos EUA. A região Sul, valia-se do trabalho escravo negro em suas lavouras. Com o fim da Guerra Civil, houve a abolição da escravidão. No entanto, a aversão aos negros já estava bastante arraigada na cultura sulista e acabou por resultar nas leis de segregação racial e atos de violência contra negros, praticados por seitas como a Ku Klux Klan. 

João Nova e Micael Cruzeiro
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Greta Thunberg
É uma ativista ambiental sueca. É conhecida por ter protestado fora do prédio do parlamento sueco, e por ser a líder do movimento Greve das escolas pelo clima.

A 20 de agosto de 2018, Greta Thunberg, a frequentar o 9º ano na Suécia, decidiu não frequentar a escola até as eleições gerais de 2018 na Suécia, em 9 de setembro, depois de terem ocorrido ondas de calor e incêndios na Suécia. Os seus pedidos eram que o governo da Suécia reduzisse as emissões de carbono, de acordo com o Acordo de Paris, e protestou sentando-se do lado de fora do Riksdag, o parlamento de seu país, todos os dias, durante o horário escolar com o sinal de "Skolstrejk för klimatet" (de greve da escola pelo clima em português).
Após as eleições, continuou a greve somente às sextas-feiras, o que ganhou atenção mundial. Protestos semelhantes foram organizados noutros países, como a Holanda, a Alemanha, a Finlândia e a Dinamarca. Na Austrália, milhares de estudantes foram inspirados por Thunberg a fazer greve na sexta-feira. No Twitter, usou hashtags e disseminou a consciência online. Thunberg participou na manifestação Rise for Climate (Erga-se pelo clima em português) em frente ao Parlamento Europeu, em Bruxelas.

Carina Torres, Letícia Abel e Vitória Gonçalves
Comic Panel 1
PrevNext