Book Creator

Uma Aventura na Trofa

by Redetrofa

Cover

Loading...
Loading...
Preâmbulo

nnnn
A Aventura de Joana

Era uma vez uma menina que gostava muito de ler e de levar livros da biblioteca para casa. Amenina chamava-se Joana e tinha doze anos.
Numa certa noite, em sua casa, Joana ouviu os seus pais a conversarem com amigos sobre escavações arqueológicas no Castro de Alvarelhos que existia numa cidade vizinha, na Trofa.
Ela, que era muito curiosa, foi imediatamente pesquisar sobre esse castro e viu que o local não era distante de sua casa. Foi para a cama e como não conseguia deixar de pensar no assunto, decidiu no dia seguinte pedir ao pai para a levar à biblioteca da Trofa e aprofundar a pesquisa. O pai atendeu ao pedido da filha, pois ele


sabia que ela gostava muito de História.
No fim de semana, o pai levou-a à biblioteca. Ela estava muito indecisa no livro que queria ler. No fundo da estante estava um livro de capa preta, um pouco estranho e muito usado. Sentou-se e começou a ler. O livro falava sobre lendas antigas, era muito interessante. Até que ao virar da página viu uma folha solta. Ela olhou e achou estranho, porque a folha não era do livro. Na folha estava escrito “No meio da floresta, onde os romanos viviam, encontras um tesouro”. A menina ficou admirada e quis logo partir numa busca ao tesouro. Como o pai estava com ela, pediu para ele a levar ao Castro de Alvarelhos, porque ela já tinha ouvido os pais falarem disso.
Quando chegou ao Castro de Alvarelhos, ficou muito feliz, era um lugar muito calmo e bonito. Começou a procurar mais pistas e de repente viu uma coisa a brilhar, era uma bola dourada. Dentro da bola estava outro papel com a seguinte mensagem “No meio de tantos Santos, uma pista vais encontrar”.

Esta pista era mais difícil, mas a Joana também já tinha ouvido falar nos Santeiros de S. Mamede do Coronado, nas 7 Maravilhas de Portugal. Foi até lá com o seu pai e encontrou um senhor muito simpático que lhe mostrou como se faziam os “Santos”. Num canto da oficina em cima de uma mesa estava a figura de “Nossa Senhora das Dores” com um papel dourado na base. A menina virou o santo de pernas para o ar e lá estava escrito “Mesmo no centro da cidade, onde muitas crianças brincam, a
próxima pista vais encontrar”. A Joana começou a pensar, pediu ajuda ao pai e ele rapidamente disse-lhe:
- Deve ser o parque infantil que está no Parque Nossa Senhora das Dores!
- Parabéns, Joana! Visitaste alguns lugares na Trofa e conseguiste voltar ao ponto de partida. Gostamos muito de te receber e iremos oferecer-lhe um livro “Uma Aventura na Trofa” de uma autora trofense. Volta sempre que quiseres.

PrevNext