Book Creator

tangram_personagens para um Crisol de culturas _9ºh

by Daniel Almeida

Pages 4 and 5 of 109

tangram_
personagens para um Crisol de Culturas
9º h
Capacitação Digital de Docentes (C2M), 2022
“tangram – personagem(s) para um Crisol de Culturas
Esta proposta de trabalho procura participar no Projeto Cultura de Escola do deste ano letivo:
- Escola, Crisol de culturas.
- Quais são as nacionalidades dos alunos que integram o agrupamento de Escolas Alberto Sampaio?
Nacionalidades dos alunos que integram o Agrupamento Alberto Sampaio: Angola; Argélia; Argentina, Bangladesh; Brasil; Cabo Verde; Cazaquistão; Colômbia; Costa do Marfim; Egito; Espanha; Estados Unidos da América; Índia; Irão; Iraque; Japão; Jordânia; Letónia; Marrocos; Mexico; Moçambique; Nepal; Nigéria; Paquistão; Peru; República Dominicana; República Democrática do Congo; Roménia; Rússia; Síria; Tunísia; Ucrânia; Venezuela; Vietname; Zâmbia; (...)
Este "Bookcreator" foi desenvolvido/planificado no âmbito da Capacitação Digital de Docentes (C2M), Centro de Formação Braga Sul, 2022.
“tangram – personagem(s) para um Crisol de culturas
Eric Carle, com o seu modo de trabalhar (estilo/”modus operandi”) foi a referência para iniciar as diferentes fases de trabalho.

Repara: Eric Carle Pintou/Riscou/ Criou texturas visuais em folhas em diferentes tamanhos. Posteriormente define os contornos dos seus personagens cortando as folhas de papel que tinha pintado.
Loading...
personagem: Yelena Kondakova
nacionalidade: Russa
Loading...
Num tempo onde poder, dinheiro e armas eram o mais importante, havia uma jovem coelha que sonhava em trazer uma vitória ao seu país. Essa jovem coelha chamava-se Yelena Kondakova. Yelena nasceu em Mytishchi, na Rússia, e desejava ser a primeira coelha no espaço.
Yelena era uma coelha com pelo cinzento, orelhas, dentes e patas compridas, cauda pequena, um olho castanho e outro verde e uma marca preta peculiar na sua bochecha esquerda. Ela trabalha para o Programa Espacial Soviético e sempre quis ir ao espaço. Desde pequena que estudava física aplicada e quando chegou a altura de escolher o que queria fazer, Yelena decidiu que queria estudar engenharia aeroespacial para poder servir a URSS na MIR. A vida da Yelena não era monótona, mas também não era digna de ter histórias contadas sobre ela, até que tudo mudou.
“OS EUA COMPLETARAM A MISSÃO APOLLO 8; SENDO OS PRIMEIROS A CIRCUM-NAVEGAR A LUA.” No dia em que esta notícia chegou à MIR, estavam todos preocupados e sem saber o que aconteceria, depois deste avanço por parte dos EUA, mas duas das pessoas que trabalhavam naquela organização estavam prestes a ter as suas vidas viradas do avesso. E foi exatamente isso que aconteceu a Yelena e ao seu amigo e colega Aleksandr Victorenko.
Loading...
Após quatro meses de trabalho árduo, Yelena e Alex estavam prontos para sair em direção à Lua. Mas antes de saírem, tiveram que se despedir de todos os seus amigos e família, pois sabiam que podiam nunca mais os ver. O que não estavam à espera era que os seus amigos tivessem preparado um pequeno encontro surpresa, onde puderam dançar e cantar a noite toda ao som de músicas tradicionais (como a Kalinka). Antes de saírem, cada um recebeu uma pequena prenda para levarem consigo para o espaço. Enquanto que Alex recebeu um fio de ouro com a bandeira da URSS gravada, Yelena recebeu uma bolsa com umas flores bordadas que levou na cintura do seu fato.
Quatro dias depois de partirem, finalmente chegaram à Lua, fazendo da URSS os vencedores da corrida ao espaço, e da Yelena, por sua vez, a primeira coelha na Lua.
E foi assim que a vida de Yelena mudou, ela passou de alguém que passava os dias a trabalhar numa equipa de pesquisa e desenvolvimento, para alguém que concretizou o seu sonho de ir ao espaço.
Loading...
Ana Filipa Fernandes
personagem: Luis
nacionalidade: Brasil
Havia um gato que era brasileiro e só queria dormir e por isso os outros gatos lhe roubavam a coleira. Depois do Luiz perder a coleira dele 4 vezes a dona dele decidiu não comprar outra. Então, o Luís que queria a sua coleira de volta chamou os amigos. Eles procuraram o ladrão e depois de o encontrarem juntaram-se e foram recuperar a coleira de volta tendo de lutar por ela. Como eram 4 contra 1 conseguiram a coleira de volta.
André Carvalho
PrevNext