Book Creator

Clube Europeu

by Ana Cláudia Mano Soares

Cover

Loading...
Clube Europeu - 2019/ 2020
Loading...
Loading...
Loading...
Diário do Ambiente
Loading...
Alterações Climáticas, um desafio para a Europa
ÍNDICE
Introdução............................................................................................................... 3
Mas o que são as alterações climáticas? Quais as suas causas e consequências?....................................................................................................... 4

I. ODS 13 - adoção de medidas urgentes de combate às alterações climáticas................................................................................................................ 6
Atividade I.A: Embalão e Papelão ......................................................................... 7
Atividade I.B: Brigadas Alimentares ..................................................................... 8
Atividade II: Recolha de radiografias .................................................................. 10
Atividade III: Palestra sobre a reutilização do desperdício .............................. 11

II. ODS 7 - acesso à energia sustentável e renovável. ................................ 12
Atividade I: Projeto Erasmus+ KA2
"Scientific Concepts in the production of Sustainable Energy"........................ 13
Atividade II: #ShowYourStripes ........................................................................... 14
Atividade III: Concurso de fotografia #climatechangephoto ........................... 18

III. ODS 11 - criação de cidades e comunidades sustentáveis. ................. 20
Atividade I. A: Construção de maquetes sobre
as diferentes energias renováveis ...................................................................... 21
Atividade I. B: Afixação de lembretes de poupança energética ...................... 23
Atividade II: Visitas guiadas .................................................................................. 24
Atividade III: Livro Digital, "Diário do Ambiente" ............................................... 27
INTRODUÇÃO
O Clube Europeu foi criado no ano letivo de 2019/ 2020, com o intuito de reunir numa única estrutura todos os projetos e programas Erasmus+ a decorrer na Escola Secundária D. Dinis, destinados a promover o intercâmbio cultural no espaço europeu. Paralelamente, o envolvimento em vários projetos eTwinning, não só com os parceiros Erasmus+, mas com outras escolas europeias com quem desenvolvemos várias atividades, justificava uma estreita articulação com o Clube de Robótica e várias disciplinas curriculares, num espírito colaborativo estimulante e desafiador que nos permitiu crescer.
Apesar de estreantes, decidimos abraçar o desafio de apresentar candidatura ao Concurso dos Clubes Europeus. O tema “Alterações Climáticas, um desafio para a Europa”, justificou também a articulação e envolvimento em atividades com o Projeto Eco-Escolas. Ao submeter a candidatura, as coordenadoras do Clube apostaram em atividades no âmbito dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 7, 11 e 13.
Como todos sabemos, 2020 foi um ano atípico e exigente. Cedo percebemos que a realidade de pandemia Covid-19 exigia uma nova forma de ser, estar e trabalhar. Tivemos de reagir e de nos reinventar. Todos juntos mostrámos sermos capazes de responder de forma assertiva aos desafios e demonstrámos uma disponibilidade sem limites e uma capacidade ímpar de adaptação.
Muitas das atividades planificadas foram reformuladas, tendo inclusivamente migrado para a modalidade ensino@distância. Não obstante, consideramos que os objetivos traçados foram plenamente atingidos. De forma colaborativa e multidisciplinar conseguimos dar continuidade aos trabalhos de projeto nacionais e internacionais que estávamos a desenvolver, continuando a apostar na Dimensão@Europeia com o E@D. Adiámos mobilidades físicas, mas promovemos uma série de eventos virtuais, nomeadamente palestras e partilha de boas práticas, como se poderá constatar neste livro digital.
O alargamento do prazo até 9 de novembro para conclusão dos Projetos dos Clubes Europeus nacionais permitiu que, neste regresso ao ensino presencial, fosse dado mais um passo: a escola local e europeia mobilizou-se para eventos globais como o da participação no Projeto de Ação Climática, ao longo de 6 semanas (setembro a novembro 2020) em articulação com alunos de 138 países. Não só aprendemos a chegar ao mundo a partir de casa, mas, de repente, os muros da escola também se diluíram e sentimo-nos mais perto de todos através de um só click!
Todos contribuíram para as atividades e para os resultados que aqui se apresentam.
A todos o nosso Muito Obrigada,
Ana Soares e Laurentina Soares
(Coordenadoras do Clube Europeu DD, 2019-2020)
Mas o que são as alterações climáticas? Quais as suas causas e consequências?
Foram desenvolvidas algumas atividades de sensibilização para o tema “Alterações Climáticas, um desafio para a Europa”, de modo multidisciplinar e em articulação com o Projeto Eco-Escolas. Damos aqui alguns exemplos dos trabalhos realizados:
Foi pedido aos alunos que fizessem uma pequena reflexão sobre as alterações climáticas com a ferramenta Flipgrid, no ano letivo 2019/ 20.
Já no ano 2020/ 21 refletimos sobre as causas e consequências, para depois podermos pensar em soluções para este problema:
Entretanto, inscrevemos a escola no Projeto de Ação Climática, de Koen Timmers. Por isso, ao longo de seis semanas (final de setembro 2020 até início de novembro 2020), foram realizadas várias atividades que promoviam a reflexão sobre a temática, bem como a ação em prol do ambiente.
a) Contribuição para o ODS 13 sobre a adoção de medidas urgentes de combate às alterações climáticas.
Com o objetivo de consciencializar os alunos para a urgência da reutilização do desperdício e a sua conversão em materiais ou produtos úteis, previa-se o desenvolvimento das três atividades que a seguir se apresentam, em parceria com o Projeto Eco Escolas, para promover a redução:
- do consumo de matérias primas;
- de utilização de energia;
- de produção de poluição.
Os alunos seriam sensibilizados para o facto de pequenas ações terem impacto ambiental e climático.

Atividade I:
Em parceria com o Projeto Eco Escolas:
A. todas as turmas se responsabilizariam pela criação de dois contentores: um para a recolha de plástico/metal e outro de recolha de papel/ cartão. Estes contentores seriam colocados na sala de cada turma e, de forma rotativa, nomear-se-ia um par de alunos que semanalmente seriam responsáveis por levar os materiais recolhidos para o embalão e papelão que se encontram no exterior da escola;
B. criação de brigadas alimentares, que iriam fazer o levantamento semanal do desperdício de comida na cantina da escola. Após redação de relatório de conclusões, equacionar-se-ia a aplicação de medidas de redução desse desperdício, uma das quais seria a parceria com a ReFood- Coimbra.
Atividade II:
Lançar um apelo à comunidade escolar para que as radiografias velhas fossem trazidas para a escola. Após recolha, seriam entregues à AMI, para reciclagem.
Atividade III:
Palestra sobre a reutilização do desperdício, seguida de workshop.
PrevNext