Book Creator

O INCRÍVEL SIGNIFICADO DAS CORES

by André Lobo Zambaldi

Cover

Loading...
Loading...
O INCRÍVEL SIGNIFICADO
DAS CORES
O que significa a Cor Vermelha:

cor vermelha significa paixãoenergia e excitação. É uma cor quente. Está associada ao poder, à guerra, ao perigo e à violência. O vermelho é a cor do elemento fogo, do sangue e do coração humano. Simboliza a chama que mantém vivo o desejo, a excitação sexual e representa os sentimentos de amor e paixão.

A cor vermelha estimula o sistema nervoso, a circulação sanguínea, dá energia ao corpo e eleva a autoestima.
Um ambiente pintado de vermelho se torna vibrante, com glamour, requinte e estimula a sexualidade. Em excesso, pode provocar inquietação, nervosismo e confusões. Na sala e cozinha, o vermelho estimula o apetite e deixa o ambiente mais convidativo.
O que significa a Cor Amarela:

A cor amarela significa luzcalor, descontração, otimismo e alegria. O amarelo simboliza o solo verão, a prosperidade e a felicidade. É uma cor inspiradora e que desperta a criatividade. Estimula as atividades mentais e o raciocínio.

Um ambiente pintado de amarelo traz mais calor e iluminação. É ideal para dar a sensação de calor em ambientes frios e escuros. Também proporciona concentração e atenção, por isso, é recomendável para escritórios e salas de estudo. Em excesso, pode provocar distração e ansiedade.
Nos semáforos, a cor amarela recomenda alerta e atenção.

A cor amarelo-ouro (dourado) representa a riqueza, o dinheiro e o ouro. Está associada à nobreza, à inteligência e ao luxo.
O que significa a Cor Azul:

A cor azul significa tranquilidadeserenidadeharmonia e espiritualidade, mas também está associada à friezamonotonia e depressão. Simboliza a água, o céu e o infinito.

É uma cor fria, considerada a mais fria entre os tons frios de azul, verde e violeta.

Dentre os diferentes efeitos na saúde, destaca-se a diminuição da circulação sanguínea, a redução da temperatura corporal e a baixa da pressão arterial.
A cor azul é utilizada na decoração dos mais variados espaços. Um ambiente azul favorece o exercício intelectual e tranquiliza. É a cor ideal para ambientes formais, escritórios ou mesmo para o quarto, devido ao seu efeito calmante.

A cor azul estimula a criatividade. É a cor preferida de grande parte do povo ocidental.

Sendo uma das três cores primárias, seguida do vermelho e amarelo, o azul tem diversos tons. Na imagem abaixo consta alguns dos principais e mais conhecidos, como o azul bebê, azul tiffany, azul-turquesa, entre outros.
O que significa a Cor Verde:

A cor verde significa esperançaliberdade, saúde e vitalidade. O verde simboliza a natureza, o dinheiro e a juventude.

É cor da natureza viva. Está associada ao crescimento, à renovação e à plenitude.

O verde acalma e traz equilíbrio ao corpo e ao espírito. O seu uso em momentos de depressão e tristeza pode ser reconfortante e estimulante.

A cor verde está associada aos movimentos ecológicos e de preservação do meio ambiente. Nos semáforos, o verde é sinal indicativo para seguir em frente ou de trânsito livre.

O verde é uma cor que harmoniza qualquer ambiente e traz boas energias. É recomendável o uso desta cor no banheiro para aumentar a energia do local. Apesar de ser uma cor neutra, não se aconselha a sua mistura com cores como vermelho ou amarelo para não criar um ambiente muito quente, em que predominam os sentimentos de inveja, posse ou mesmo raiva.
O que significa a Cor Laranja:

cor laranja significa alegriavitalidadeprosperidade e sucesso. É uma cor quente resultado da misturas das cores primárias vermelho e amarelo. Está associada à criatividade, pois o seu uso desperta a mente e auxilia no processo de assimilação de novas ideias.

Energia, entusiasmo, comunicação e espontaneidade são palavras chave associadas ao laranja.
O laranja é uma das tonalidades que lembra verão, calor, diversão, liberdade e atitudes positivas.

Algumas vibrações negativas da cor laranja são o nervosismo, ansiedade e descontentamento, motivo pelo qual não deve ser usada por pessoas estressadas ou que se irritam com facilidade.
Um ambiente com a cor laranja pode provocar os mesmos efeitos que a cor vermelha no que se refere a estímulos do apetite e propensão para os diálogos. É recomendável para cozinhas, salas de jantar e salas de visitas, sempre sem haver excesso no seu uso.
PrevNext