Book Creator

a que sabe o mar

by Carla Paula Coelho

Cover

Loading...
Exploração do conto
Loading...
a que sabe o mar
Loading...
Soni Esteves
Loading...
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
2022
Sessão de apresentação do livro "a que sabe o mar" com a escritora Soni Esteves
5ºD
ENTREVISTA!
R: O seu nome verdadeiro é Maria da Conceição Esteves Silva. Escolheu "Soni Esteves" para nome artístico porque quando era pequena todos a chamavam de Soni e, também, porque se sente mais à vontade com Soni do que com Conceição.
R: Vivia e trabalhava em Braga mas mudou-se para aqui (Panoias) e quando a escola abriu e como ela gostou da escola começou a trabalhar aqui.
R: Desde nova que lê e sabe que ler e escrever é importante. Tinha um vizinho que lhe contava histórias e essas histórias ficaram na sua cabeça e, então, começou a escrever.
R: Começou a escrever muito nova. Escreveu livros e textos para teatros que foram representados aqui na escola.
R: A sua vontade de escrever livros vem da vontade de ler, do meio que a rodeia, da tristeza, da alegria e, por vezes, da inspiração que os seus alunos lhe dão.
ENTREVISTA!
R: O primeiro livro de Soni Esteves foi "Os cães da minha rua" e fala sobre uma tristeza que ela passou por causa do seu cão e um cão do vizinho.
R: A escritora não me soube responder à pergunta, porque gosta muito de todos os livros que escreveu.
R: Foi o livro "a que sabe o mar" porque teve mais de 2000 exemplares.
R: Sim, escreve crónicas e tem um blogue.
R: Sim, já escrevi livros que no fim deitei ao lixo e também já escrevi livros que deixo de lado para corrigir ou para fazer de novo.
ENTREVISTA!
R: Não me sinto uma pessoa famosa, as pessoas que conheço dizem que admiram o meu trabalho, mas não tenho interesse em ser famosa.
R: O último livro foi "a que sabe o mar" e foi no ano passado, em "2021".
Não foi ela que escolheu o título, mas sim a ilustradora. A ilustradora fez 3 desenhos diferentes com diferentes tipos de letras para a autora escolher e quando estava pronto a autora reparou que o título era de uma frase retirada do texto (de uma fala de um personagem).
R: É a história de um menino que vive feliz numa aldeia, no meio do deserto, e que, de repente, vê a sua vida completamente mudada.
ENTREVISTA!
R: A escritora afirmou que se inspirou num menino refugiado que apareceu morto junto à costa no tempo de guerra e pensou nos sonhos que ele tinha e não realizou.
R: Quando lhe perguntei se as personagens do conto existiam, ela respondeu-me que não existem. De seguida, perguntei se conhecia as personagens e se sabia onde elas estavam e a resposta que a escritora me deu foi que também não as conhecia e não sabia onde estavam as personagens porque fazem parte da sua imaginação.
R: A escritora escolheu esse título por ser interessante e provocar a curiosidade no leitor.
R: A escritora Soni Esteves respondeu que relativamente ao conto não queria transmitir nada. No entanto, neste momento de guerra queria transmitir que houvesse paz e que acabasse esta guerra difícil para várias pessoas.
R: Ler muito.
PrevNext