Book Creator

violência contra mulher

by maria

Cover

Comic Panel 1
Loading...
BASTA
DE VIOLÊNCIA
CONTRA
AS MULHERES
Loading...
DENUNCIE
LIGUE 180
Loading...
ALYCIA KETHELLYN
ANA CAROLINE
BRENA JAMILE
MARIA JANEIDE
TAYNÁ DAYANE
RAISSA ALVES
DIOGO REINAN
ADRIELLY SOARES
VIOLÊNCIA CONTRA MULHER
A violência contra as mulheres se manifesta de diversas formas. De fato, o próprio conceito definido na Convenção de Belém do Pará (1994) aponta para esta amplitude, definindo violência contra as mulheres como “qualquer ação ou conduta, baseada no gênero, que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, tanto no âmbito público como no privado” . Além das violações aos direitos das mulheres e a sua integridade física e psicológica, a violência impacta também no desenvolvimento social e econômico de um país.
Comic Panel 1
PRIMEIRO RELATO
1998 - Cláudia Tavares Souza, de 26 anos
Ela teve o rosto, costas, braço e o colo queimado por ácido sulfúrico. Segundo investigações, a ação foi realizada a mando do marido, por um policial "contratado" para executar o crime contra Cláudia Tavares Souza, aos 26 anos, em Belo Horizonte, Minas Gerais. A vítima foi submetida a cirurgias plásticas para regeneração de um terço de seu corpo que foi atingido pela substância. O crime teria sido motivado por ciúmes, segundo investigações da Polícia Civil.
SEGUNDO RELATO
2000 - Luciana Conceição do Rosário, de 20 anos
Denunciado pela mãe do assassino, o crime aconteceu em março de 2000. A jovem Luciana Conceição do Rosário, de 20 anos, foi encontrada dentro de uma caixa de isopor, na casa da vítima, no bairro Campo Grande, no Rio de Janeiro, quatro dias após sua morte. Nem a filha foi poupada. O criminoso foi acusado também de ter estuprado a enteada de 2 anos.
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
LEI MARIA DA PENHA: Maria da Penha sofreu constantes agressões por parte do marido. No ano de 1983, seu esposo tentou matá-la com um tiro de espingarda. Maria escapou da morte, mas ficou paraplégica. Quando voltou para casa, após a internação e tratamentos, sofreu uma nova tentativa de assassinato. Dessa vez, o marido tentou eletrocutá-la. 
Depois de muito sofrer com o marido, Maria da Penha criou coragem para denunciar o agressor. No entanto, se deparou com um cenário que muitas mulheres enfrentam em casos de violência: incredulidade e falta de apoio legal por parte da justiça brasileira. Sendo assim, abria-se margem para que a defesa do agressor alegasse irregularidades no processo, mantendo-o em liberdade, enquanto aguardava julgamento.
Com o processo ainda correndo na Justiça, em 1994, Maria da Penha lançou o livro “Sobrevivi…posso contar”, onde narra as violências sofridas por ela e pelas três filhas.
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Serviços Especializados de Atendimento à Mulher

- Casas-Abrigo.
- Centros Especializado de Atendimento à Mulher.
- Casas de Acolhimento Provisório.
- Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (DEAMs).
- Núcleos ou Postos de Atendimento à Mulher nas Delegacias Comuns.
- Defensorias Públicas e Defensorias da Mulher (Especializadas).
- Juizados Especializados de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher.
- Promotorias e Promotorias Especializadas.
- Casa da Mulher Brasileira.
PrevNext