Loading...

Loading...
dicionário de historiaLoading...



A África subsaariana


O continente africano da época romana reunia, de norte a sul, uma diversidade de povos, línguas, costumes e conhecimentos desenvolvidos para garantir a sobrevivencia dos grupos humanos. No norte, estavam as sociedades mais urbanizadas, que foram conquistadas e transformadas em províncias de Roma. Ao longo de das seis cataratas do Nilo, onde hoje está o Sudão, floresceu o Reino de Cuxe, que tinha como centro a cidade de Méroe.
Berberes
Berbere era um grupo étnico nômade ou seminômade que habita as montanhas e as áreas de deserto do norte da África desde os tempos primitivos


As Candaces
As Candaces representam as histórias de mulheres negras africanas que detinham o poder político central na cidade que governavam na antiga civilização africana, supõe-se entre os séculos VI a.C. até o século II d.C., no antigo Império Meroé, ao sul do Egito, no reino núbio de Cuxe. A presença dessas mulheres no poder central, na administração estatal e na economia, liderando grandes exércitos da época, tem possibilitado reinterpretações do lugar social que as mulheres negras africanas, latino-americanas e caribenhas vêm ocupando na cartografia histórica oficial e na produção discursiva ocidental

Coivara
É também chamada de agricultura itinerante e define-se, em geral, por poucos anos de cultivo, seguidos de muitos anos de repouso. A plantação inclui o corte, a derruba e a queima da floresta nativa, onde o fogo desempenha papel fundamental. Há, então, a plantação intercalada de várias culturas (rotação de culturas), como o arroz, o milho e o feijão, durante 3 anos e, principalmente, a rotação de solos para melhorar a fertilidade e controlar as pragas.


Comunidade Aldeã
No Brasil, o termo "aldeia" é usado sobretudo para denominar povoações indígenas. E "vila" algumas vezes é o termo que se usa para povoados pequenos mas, originalmente, seriam aldeias não-indígenas, pois estas ainda não contariam com algum poder político ou algum poder em sua economia, o que define na forma da ciência política a "Vila". Em algumas destas aldeias erroneamente chamadas de "vilas", não existe uma tradição ou folclore local ainda, o que prova na forma da cultura não serem ainda "vilas".

