Book Creator

Mulheres da Matemática

by Manuela Vicente

Cover

Loading...
Mulheres na Matemática
Loading...
Domitila Hormizinda Miranda de Carvalho
Domitila Carvalho nasceu em Travanca, concelho da Feira, filha de Manuel Rodrigues de Carvalho, um professor da instrução primária, natural da freguesia de Requeixo , concelho de Aveiro, e de Margarida Rita de Miranda, natural da freguesia de Alquerubim, concelho de Albergaria-a-Velha. Fez os primeiros estudos em Castelo Branco e terminou o ensino liceal em 1891.
Tornou-se a primeira mulher a ser admitida na Universidade de Coimbra, onde se matriculou em Outubro de 1891.
Iniciou a frequência dos cursos de Matemática e Filosofia, os quais concluiu com distinção em 1894 e 1895, respetivamente.
Marie-Sophie Germain
Inspirada na leitura de Arquimedes, a matemática do século XVIII Marie-Sophie Germain seguiu sua obsessão pela teoria dos números e cálculo assumindo a identidade de uma ex-aluna que havia desistido de estudar em uma academia de matemática só para homens em Paris. Infelizmente, seu brilhante trabalho sobre o último teorema de Fermat nunca foi reconhecido – quando ela morreu, ela foi listada como uma “mulher solteira sem profissão”.
Pioneira na matemática
 Ada Lovelace
Apelidada de “A Encantadora dos Números”, Lovelace era a única filha legítima do poeta Lord Byron, uma pioneira da computação vitoriana que colaborou com Charles Babbage nos primeiros computadores programáveis em meados do século XIX. Pensadora visionária, Lovelace previu como as máquinas numéricas de Babbage poderiam ser usadas para traduzir qualquer forma de conteúdo em dígitos que pudessem ser manipulados por uma máquina. Suas idéias estavam tão à frente de seu tempo que só foram reconhecidas nos anos 50 – mais de 100 anos depois.
Emmy Noether
Quando ela morreu em 1935, Albert Einstein descreveu Noether como a mais criativa e significativa génia da matemática feminina de todos os tempos. Apesar de suas inovações em álgebra superior, Noether sofreu anos de desprezo por universidades alemãs, que se opuseram a uma mulher que ensinasse e só permitiram sua palestra sob o nome de um colega do sexo masculino
PrevNext