Book Creator

diretrizes tecnologias 2022

by Sedu Digital

Cover

Loading...
DIRETRIZES DE USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM 2022
Loading...
Loading...
Loading...
Programa Escolar
Diretrizes Pedagógicas e Operacionais 2022 Orientações Específicas | Sedu Digital
As Diretrizes de uso de tecnologias compõe o Programa EscoLAR (Programa de Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) instituído pela Nº 048-R, de 02 de abril de 2020, que contempla um conjunto de recursos capazes de apoiar as escolas e os professores na ampliação dos tempos e espaços de ensino e aprendizagem) e faz parte das Diretrizes Pedagógicas da Secretaria de Estado da Educação do ES para 2022.
Diretrizes Pedagógicas e Operacionais 2022 Orientações Específicas | Sedu Digital
O Programa Sedu Digital busca expandir as oportunidades de aprendizagem dos estudantes por meio da experiência digital. A proposta é desenvolver cultura/experiência digital integrada ao desenvolvimento e fortalecimento do currículo escolar, por meio de formação e assessoramento aos professores, do uso de metodologias ativas, do estímulo ao engajamento dos estudantes e da valorização das produções escolares.
1- POR QUE USAR TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS?
Desenvolver competências para formar jovens protagonistas na cultura digital
Potencializar a produção de materiais educacionais e metodologias inovadoras
Implementar novas metodologias nas unidades de ensino
1- POR QUE USAR TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS?
Amplificar a cultura de inovação nas unidades de ensino
Desenvolver a fluência digital da comunidade escolar
Potencializar o desenvolvimento curricular e da aprendizagem com inovação
2- COMO ALCANÇAR ESTES OBJETIVOS?
COM QUAIS METODOLOGIAS?
O protagonismo, o engajamento, o domínio do conteúdo e o desenvolvimento das habilidades e competências acontecem quando os alunos são envolvidos enquanto autores ativos no processo de ensino e aprendizagem. Isso é metodologia ativa. A tecnologia é o meio para que as etapas de qualquer atividade sejam construídas, registradas, analisadas, compartilhadas e tais atividades precisam estar atreladas ao desenvolvimento da 5ª competência geral da BNCC:

“Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.” 

Tendo como base o currículo da rede estadual do ES, foram definidas algumas metodologias ativas e o ensino híbrido como estratégias metodológicas para 2022, a serem implementadas de acordo com a realidade de cada escola.
PrevNext