Loading...
Meu Avô e EuTelma Guimarães
Loading...
.Meu avô e eu..Aluna: Ana Beatriz Camargo Miranda.
.Turma: 8°Ano.
.Projeto literário 2021.
.Professora: Carla Ravaneda.


Ahh a Mansão Ismael, um nome pomposo que exala, poder, fama, gloria, magnitude, mas para um asilo é extravagante demais decerto.


As roseiras que haviam no asilo, conviviam em perfeita harmonia com as poucas begônias, gerânios, margaridas, hortênsias, cravos-de-defunto, dálias desfolhadas, espadas-de-são-jorge, ervas daninhas, comigo-ninguém-pode.



Se levantou e foi direto ao banheiro, depois que fez todas as suas higienes, olhou para o pinico que se encontrava dentro do banheiro, e sentiu a vontade de joga-lo pela janela, mas isso não seria possível por causa das telas nas janelas [...] Caminhou até o criado mudo que tinha em seu quarto e pegou o seu walkman( que ganhara de seu neto), e acordou Horácio.

Joaquim foi em direção ao seu colega Horácio, e o chacoalhou dizendo:

Porém Horácio não respondeu. Algo que Joaquim não estranhou, pois sabia que seu amigo, não acordava antes das dez[...]
[...] Meia hora depois do café da manhã(que na opinião de Joaquim era horrível), os moradores do asilo, regressaram aos seu quartos em uma operação muito cuidadosa, escovar a dentadura , pontes e dentes remanescentes, tomar algumas pílulas, pegar ou trocar algum agasalho e começar o turismo propriamente dito: um passeio pelos jardins maravilhosos, tomando sol. Pegariam um belíssimo bronzeado.;-)


as 14:30. Outra caminhada - às vezes conduzida pelo doutor Xavier-, um pequeno, rápido e tedioso check-up, uma passadinha pela psicóloga, e tcham-tcham-tcham-tcham: um chá acompanhado de bolachas Maria. Novela repetida à tarde, um joguinho, um papo furado, um papo profundo, uma tentativa de paquera (por que não?) e, finalmente, a ceia. Bem variada por sinal; canja, sopa 16 De feijão, caldo verde, sopa de batatas, caldo de legumes, sopa de letrinhas (só para os alfabetizados).

Depois de um tempo Joaquim se retirou ao seus aposentos e foi conversar com o amigo, que estranhou não estar na cama e nem ter decido para a café da manhã, e logo pensou que Horácio deveria ter decido para o jardim, porém logo sua teoria foi descartada ao ver Vincentino( um dos enfermeiros da ala masculina, que segundo seu Joaquim, que já não gostava muito dele, seu cheiro era de morte), a notícia que seu amigo e colega de quarto estava morto, foi um grande baque para o senhor, que ali estava presente, e logo começou a se culpar pela morte de seu amigo, e começou a se alterar em desespero e culpa que o doutor teve que segurar os braços dele e pedir ajuda ao médico de plantão...



Após de dias sem falar com nada e nem ninguém, e nem se incomodava mais com o comer de boca aberta do Felizberto, o cheiro de xixi na calça do Salomão, o devolver da carne de Marininha em cima da toalha de mesa, a falta de prática em manejar a cadeira de rodas de Cacilda. Até que um dia chegou uma carta, mas não uma carta qualquer uma carta especial uma carta do neto do seu Joaquim, Guilherme, dando as noticias de que seu pais se separaram, e de que iria morar lá em Ismael junto com o seu avó, e que passou no vestibular. Depois de tanta alegria que o senhor ficou, de saber de seu neto, Joaquim voltou a ser quem era antes.


Finalmente que o tão esperado dia chegou, Joaquim e seu neto Guilherme se reencontraram e saíram para passear, se divertiram muito, e até receberam a noticia de que Antônia a filha mais velha de seu Joaquim, aquela que mora em Atlanta, nos Estados Unidos. Dá aula de Literatura sul-americana. É uma figurona mesmo kkkk, mandou uma carta dizendo que semana que vem estria em Ismael, para o aniversario de seu pai e cujo o levaria para Atlanta passar dois messes com ela e seu marido, seu Joaquim quase não acreditou na noticia e teve que pedir para o neto reler a carta para se ele não estava ficando um velho gagá.


Conheceu até a republica que o neto mora( e até se divertiu com a bagunça)

Foram até no cinema.


