Book Creator

agricultura

by Dulce Andreza Santos de Oliveira Fonseca

Cover

Loading...
Omega Rural
Loading...
Publicação
Loading...
Orientados pela professora de Geografia e produção alunos do 7º C
Loading...
Sexta 20 Agosto 2021
Loading...
Produção de soja bate recorde no Brasil
Comic Panel 1
Loading...
https://www.youtube.com/watch?v=KR-o4VdO4Xc colheita de soja na Fazenda Princesa acesso em 04 de setembro 2021
Loading...
"As fortes rentabilidades registradas ao longo de 2020 e 2021, aliadas à manutenção de preços elevados no segundo semestre deste ano, serão os principais fatores de incentivo para um novo crescimento da área brasileira de soja", disse em nota o analista da consultoria Luiz Fernando Roque. Ele acredita que a oleaginosa ganhará terreno frente à abertura de novas áreas e recuperação/utilização de pastagens degradadas, mas o avanço no plantio é um pouco menor em relação a ciclos anteriores porque o milho também tem registrado boas margens e deve se expandir na safra de verão. "O maior aumento percentual de área deverá novamente ficar com a região Norte, onde a fronteira agrícola. acesso em 04/09/2021https://economia.uol.com.br/noticias/reuters/2021/07/16/plantio-e-producao-de-soja-do-brasil-devem-avancar-para-recordes-em-202122-diz-safras.htm
Loading...
Um pouco de história
Loading...
Como surgiu agricultura no Brasil ?
A agricultura no Brasil surgiu no Brasil colônia com as capitanias hereditárias , baseada na monocultura e na mão de obra escrava e grandes latifúndios. Esta atividade estava restrita a pequenos grupos e algumas culturas para fins de subsistência. No entanto, só a partir do século XVIII com a mineração e o início das plantações de café, o cultivo de outros vegetais começa a ganhar mais destaque.
Vale destacar que cafeicultura no Brasil representou uma nova fase econômica no país. Por isso, a história da agricultura está intimamente ligada com o desenvolvimento do país, sobretudo a partir do século XIX quando o café se tornou o principal artigo de exportação brasileiro, logo após o declínio da mineração.

Entretanto, o cultivo do café, que durante todo o século XIX gerou fortunas e influenciou de forma significativa a política do país, começou a declinar por volta de 1902 quando a crise atingiu seu ponto culminante.

Com isso, o Brasil produziu mais de 16 milhões de sacas de café enquanto que o consumo mundial pouco ultrapassava os 15 milhões fazendo com que o preço do café, que já estava em queda, chegasse a 33 francos.

A partir de então, houve uma necessidade de maior diversidade na economia que, entre outras atividades, começava a valorizar outros tipos de culturas. Somado a isso, o aumento da urbanização do país trouxe novas exigências e necessidades como o aumento do cultivo de matérias-primas. Mas, só a partir de 1940 essas mudanças se tornaram efetivas.

Já nos dias atuais, segundo dados da Embrapa, o Brasil ocupa 75,4 milhões hectares de área plantada. Sendo que, o cultivo de grãos representa 62,9 milhões de hectares.
O agro que nunca para
O queijo produzido no Brasil ganha prêmio internacional
Seca e geada comprometem a colheita de cana de açúcar em Sertãozinho -SP
Queijeiros em São Paulo têm investido no ramo de artesanais. Veterinária no município de Bofete decidiu começar a criar receitas próprias do laticínio.
São Paulo não é uma das regiões mais conhecidas por causa da produção de queijo, mas o estado tem investido no laticínio do tipo artesanal, principalmente os de sabores mais fortes.
A expansão da área que fabrica queijo no Brasil aconteceu em 2013, na chamada "revolução queijeira", liderada pelos mineiros. Na ocasião, municípios, estados e União passaram a estabelecer regras de sanidade específicas para os produtos artesanais, com orientação de higiene desde a ordenha até a maturação.
Produção de maturado
O casal Martin e Maristela está entre estes produtores de São Paulo. Eles têm uma fazenda em Itapetininga e são os mais antigos do setor no "caminho do queijo paulista", uma rota que une 12 queijeiros no estado.
Na propriedade, eles tratam de um rebanho de vacas simental. A família de Martin, de ascendência alemã, sempre produziu leite e tem fazenda em Santa Luzia, Minas Gerais, desde a década de 70.
A produção de queijo mesmo só teve início após o casamento, quando Maristela decidiu aprender mais sobre a área e começou a aplicar no leite da fazenda.
O casal tem uma produção diária de queijos frescos, principalmente, de maturados, em que o queijo é envelhecido em câmaras de temperatura e umidade controladas.
É nessas câmaras onde acontece a metamorfose dos queijos: primeiro, eles começam a perder a umidade e ganham casca. Enquanto isso, internamente, as bactérias se alimentam da lactose da massa, quebram proteínas, gorduras e carboidratos e liberam compostos com aroma e sabor. Por fim, a textura do queijo também muda e a casca é tomada por fungos comestíveis.
Até pouco tempo atrás, queijos de maturação longa eram mais comuns fora do Brasil.
Comic Panel 1
Em uma fazenda no município de Sales Oliveira, por exemplo, a previsão é colher 90 toneladas por hectares, volume 18% menor do que na safra passada. Grupo Pietro
Comic Panel 1
Brasil se destaca na produção de queijo durante a pandemia
Produtores de cana de açúcar estão commoditties apreensivos tende em visto a sazonalidade em que região tem passado. Diante dos altos investimentos na produção que envolvem técnicos agrícolas , drones , pesticidas , calcula-se que o prejuízo tende a ser alto por ser um item de commoditties .
E commerce & tendências
A agricultura que resiste
A agricultura em suas formas e funções
Comic Panel 1
CAPTION At malesuada nisl felis sit amet dolor. Duis ultrices semper lorem nisl felis sit. At malesuada nisl felis sit amet dolor nisl felis.
Festa de Barretos online
Comic Panel 1
Agro verde-Grupo Benjamim
Comic Panel 1
Agricultura familiar e pandemia
A agricultura familiar sem sombra de duvidas é uma atividade de suma importância para economia brasileira embora mão receba os mesmos investimentos do agronegócio , 70 % do que está na mesa do brasileiros e também na merenda escolar (assegurado por lei). A pandemia trouxe impactos significativos para este grupo em contrapartida aos agronegócio que recebeu ainda mais apoio do governo , o auxilio emergencial ofertado pelo governo garantiu a este publico um valor de 2,500 reais que segundo eles não cobre nem a metade dos prejuízos. Grupo Benjamim
A sustentabilidade está no DNA da agricultura brasileira
Impulsionado pelo desenvolvimento e a adoção de tecnologia agrícola, o Brasil caminha rapidamente para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável
Toda a atividade humana interfere no meio ambiente. A simples construção de uma casa, por exemplo, pode alterar as condições do solo local, aumentar o consumo de água, empregar materiais potencialmente poluentes e produzir lixo. No entanto, como não há cavernas naturais suficientes para alojar os 7,79 bilhões de pessoas que habitam o planeta, os seres humanos precisam fazer seus abrigos.
Como satisfazer as necessidades da população por alimento, água, energia, moradia, transporte e bens de consumo e, ao mesmo tempo, preservar os recursos naturais essenciais tanto para os processos produtivos quanto para a preservação do planeta tem sido objeto de incontáveis estudos e pesquisas científicas.



Frente a um período de maior discussão sobre a agenda climática com o retorno dos Estados Unidos no Acordo de Paris, o olhar para o Brasil foi intensificado. Afinal, é difícil passar desapercebido sendo um gigante da biodiversidade e ao mesmo tempo, um grande provedor de alimentos e fibras.
A Convenção Sobre Diversidade Biológica (CDB) é o primeiro tratado mundial sobre a utilização sustentável, conservação e repartição equitativa dos benefícios derivados da biodiversidade, que foi assinado por 156 países durante a ECO92 no Rio de Janeiro.

|


Por trás da fazendinha: Nova Veneza se destaca na agricultura familiar
O município conta com agricultores que fornecem alimentos para as escolas municipais- Grupo Mariana
Festa do Peão de Barretos é adiada pelo 2º ano consecutivo por causa da pandemia
Evento com público estava previsto para acontecer de 19 a 29 de agosto, no Parque do Peão. Organização anunciou nova edição virtual com provas e shows.
"A decisão do novo adiamento está em conformidade com as atuais condições que estamos enfrentando em nosso país e reafirmamos que nossa prioridade sempre foi e sempre será a segurança de todos os visitantes, apaixonados pelo evento, e também de todos os envolvidos.”
É a segunda vez na história do evento - que acontece desde 1956 - que a edição deixa de ser realizada. A primeira foi em 2020, ano em que a Covid impactou todas as atividades pelo mundo.
Para muitos os itens da rifa “A fazendinha”, da Escola Municipal Bairro Bortolotto, são inusitados. Mas na realidade, a agricultura familiar é muito forte no município e gera emprego e renda para centenas de famílias. A cidade conta com 295,061 quilômetros quadrados de área territorial, são muitos os itens da gastronomia produzidos nas propriedades de famílias e empresas.

Todos os prêmios da rifa foram doados por pais e amigos da escola. "A nossa cidade sempre se destacou na agricultura e por isso resolvemos valorizar estes produtos. Estamos felizes não só com os valores arrecadados que vamos poder investir na nossa escola, mas também estamos mostrando para todo o Brasil, a agricultura rica que temos", comenta a diretora da escola, Jussara Sávio.

A lista é grande de produtos que estão nas cozinhas dos cidadãos neovenezianos e nas mesas dos restaurantes da cidade. Embutidos, laticínios, vinhos, sucos, licores, cachaças, doces e geleias. “A nossa agricultura é muito rica e muitos pratos que os turistas provam e se encantam, vem da agricultura familiar. E isso é muito gratificante porque nós conseguimos ver e conhecer de perto os produtores e sabemos da procedência de qualidade de cada animal e produto que está chegando na mesa das pessoas”, comenta o Secretário de Agricultura, Edgar Preis. acesso:http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2021/166378-por-tras-da-fazendinha-nova-veneza-se-destaca-na-agricultura-familiar

You've reached the end of the book

Read again

Made with Book Creator

PrevNext