Book Creator

Minha tragetoria

by Thayna Santo

Pages 3 and 4 of 4

Uma trajetória de vitórias
Comecei meus estudos no Jardim de Infância, na escola Viriato Correa, depois passei pelas seguintes escolas: Juvêncio Lemos, Alcides Barcelos e Barão de Cerro Largo. Nessas escolas citadas conclui meu ensino fundamental, já o Ensino Médio fiz na escola Silva Paes, porém não terminei nessa ocasião. Comecei a trabalhar como merendeira no dia 09 de novembro de 2009 também na escola Silva Paes. Todas essas escolas públicas que me possibilitaram ter uma profissão da qual me orgulho muito.
Na primeira oportunidade do curso Profuncionário, infelizmente não pude fazê-lo, pois eu não tinha o segundo grau concluído, mas com o incentivo do diretor da escola terminei o Ensino Médio também na escola Silva Paes.
Posteriormente um professor da escola me incentivou a fazer o curso do Profuncionário, então foi uma nova etapa na minha vida. Aprendemos muitas coisas importantes em todas as disciplinas, mas os principais conteúdos que pretendo aplicar no meu trabalho encontrei na disciplina de Cardápios Saudáveis, como por exemplo, a importância de seguir uma receita para que o preparo fique sempre da mesma forma e que outras pessoas também possam realizá-la da mesma forma. Também gostei muito de trabalhar com Alimentação Saudável e Sustentável, Organização e Operação de cozinha, que abordou, entre outras coisas, sobre o desperdício de alimentos, acho esse tema muito pertinente, também a disciplina de Planejamento e Preparo de Alimentos I trouxe muitas contribuições em relação a todos os cuidados que devemos ter como o uso de luvas, máscaras, utilizar ferramentas esterilizadas, cuidados com o armazenamento, entre outros. Em Alimentação e Nutrição no Brasil aprendemos sobre doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outros conteúdos. por fazerem parte do módulo específico, trouxeram uma abordagem real do nosso trabalho e do nosso dia-a-dia, sanando nossas dúvidas e ajudando em nossos desafios. A disciplina de Reflexões Sobre a Prática Profissional também foi muito agradável de fazê-la, pois nos proporcionou momentos de reflexão, que muitas vezes nem paramos para pensar e refletir sobre nossos afazeres e também sobre nossa vida.

Encontrei dificuldades no curso, em algumas disciplinas, como por exemplo, Direito Administrativo e do trabalho, Informática e Produção textual, mas todas elas agregaram muito na construção do meu conhecimento.
Hoje com o curso, me sinto ainda mais preparada para a execução de uma boa merenda aos alunos, com todos os cuidados necessários para a manipulação e conservação dos mesmos. Essa alimentação aos alunos, principalmente os mais carentes é uma alimentação muito importante, muitas vezes a única do dia. Os alunos merecem todo o cuidado e dedicação com o alimento que estão recebendo, por isso a importância de uma alimentação saudável e nutricional, para que a escola também seja um contribuinte na desnutrição e no combate a fome de famílias carentes do Brasil. Sabemos que uma criança bem alimentada aprende mais, tem melhor desenvolvimento no seu processo de crescimento e é mais saudável, pois elas precisam de vários nutrientes como fibras e vitaminas que auxiliam em todos esses processos.
O sistema público no país é a principal ferramenta para desenvolver cidadãos conscientes. Esse sistema é necessário para dar oportunidade a todos do conhecimento, pois as desigualdades já são tantas, imagine se as pessoas mais pobres não tivessem a oportunidade de usufruir do sistema público? Aí mesmo que teria maior discrepância entre as pessoas.
Para nós merendeiras, fazer um curso técnico como o Profuncionário através do Sistema público é muito gratificante e uma oportunidade única que levaremos para o nosso trabalho, fazendo com que ele fique mais valorizado, mais aperfeiçoado e mais prazeroso, pois quando temos segurança do serviço que estamos prestando a alguém, nos tornamos mais felizes, por isso considero que minha trajetória no curso foi de vitórias, porque apesar de todos os desafios e dificuldades encontradas eu cheguei até aqui, com gratidão a Deus e a todos.
Loading...
que venha a tão esperada minha formatura.
Loading...

You've reached the end of the book

Read again

Made with Book Creator

PrevNext