Book Creator

As Plantas

by Joaquim Fontes e Carla Costa

Cover

Loading...
Loading...
Descobrir as Plantas
Comic Panel 1
Comic Panel 3
Nome Comum: Orquídea Branca
Nome Científico: Orchidaceae Vanda/Paphiopedilum branco
Curiosidades: A orquídea vanda branca é outra espécie muito conhecida pelo fácil cultivo e belíssimas pétalas de flores. Algumas nascem com manchinhas arroxeadas que deixam a flor ainda mais charmosa. 
Quando plantadas em condições ideais, a orquídea vanda branca pode florescer até 4 vezes ao ano, sendo que a duração varia entre 30 dias a 3 meses. 
Comic Panel 4
Comic Panel 1
Comic Panel 2
Nome Comum: Espada-de-são-jorge ou Espada-de-santa-bárbara
Nome Científico: Dracaena trifasciata
Curiosidades: É uma planta herbácea de origem africana. Também é importante saber que é uma planta tóxica, e que não deve ser ingerida.
Um estudo do ar puro da NASA descobriu que a Dracaena trifasciata tem potencial para filtrar o ar interno, removendo 4 das 5 principais toxinas envolvidas nos efeitos da síndrome do edifício doente. No entanto, a sua taxa de filtração é muito lenta para o uso interno prático.
Comic Panel 1
Comic Panel 2
Nome Comum: Laranjeira
Nome Científico: Citrus sinensis
Curiosidades: Atualmente cosmopolita, sendo cultivada em todos os continentes pelos frutos, por vezes também como ornamental. Em Portugal é cultivada em várias regiões, destacando-se o Algarve, pela expressividade da sua produção. As flores são muito aromáticas e apresentam propriedades melíferas. Dependendo das variedades, os frutos podem ter ou não sementes. Os óleos essenciais extraídos da casca da laranja têm ampla utilização na indústria de perfumaria e cosmética.
Comic Panel 3
Comic Panel 1
Nome Comum: Sobreiro
Nome Científico: Quercus suber
Curiosidades: Esta árvore da família dos carvalhos, fazia parte da vegetação natural da Península Ibérica, sendo espontâneo em muitos locais de Portugal e Espanha. Apresenta uma longevidade de mais de 500 anos, em exploração cerca de 150 a 200 anos. A extração da sua cortiça tem como principal finalidade a produção de rolhas mas também pode ser usada no fabrico de isolantes térmicos, tecidos de cortiça, isolamento sonoro, indústria aeronáutica, automobilística e aeroespacial. Em 21 de dezembro de 2011 a Assembleia da República aprovou um projeto de resolução que declarou o sobreiro como “árvore nacional”.
Comic Panel 2
Comic Panel 1
Nome Comum: Açucena branca
Nome Científico: Lilium candidum
Curiosidades: A planta é nativa da orla Mediterrânea Oriental, abarcando a Península Balcânica, a Itália, a Turquia e a Palestina. No resto da orla Mediterrânea, esta espécie foi naturalizada. É uma planta herbácea da família das liliáceas, de flores brancas e perfumadas, 
de que se extrai óleo utilizado 
na medicina e na perfumaria.
É comummente usada na semiótica da Igreja católica, como símbolo da Virgem Maria.
Comic Panel 2
PrevNext