Book Creator

Holocausto

by Manuela Sampaio

Pages 2 and 3 of 49

HOLOCAUSTO
27 janeiro
Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Loading...
O que foi o Holocausto?
O Holocausto ou Shoá (em hebraico) foi um assassinato em massa de cerca de seis milhões de grupos étnicos considerados inferiores, sendo a sua maioria Judeus. Durante a Segunda Guerra Mundial, foi implementado um programa de extermínio étnico realizado pelo estado nazi liderado por Adolf Hitler, nos países ocupados pelos alemães durante a guerra.
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Como surgiu?
O antissemitismo não surgiu com o nazismo. Remonta a meados do século XIX, impulsionado por movimentos nacionalistas. Várias personalidades alemãs da época, como Hermann Ahlwardt e Wilhelm Marr, defenderam, convictamente, o nazismo.
 Quando em 1920 surgiu o partido Nazi, o antissemitismo era um elemento presente na génese do partido, uma vez que no seu programa constava que nenhum judeu poderia ser considerado cidadão alemão. Historiadores acreditam que Adolf Hitler se tornou antissemita aquando da sua juventude em Viena, capital da Áustria. 
O antissemitismo alemão partia do pressuposto de que a raça alemã era superior e de que os judeus eram responsáveis por todos os males da sociedade alemã. Hitler e os nazis começaram por culpabilizar os judeus da derrota alemã na Primeira Guerra Mundial.
Grupos perseguidos pelo estado nazi (Inimigos do estado)
Embora os Judeus fossem o principal alvo do ódio nazi, não foram os únicos grupos a serem perseguidos.
Tal como os Judeus, os ciganos eram alvo de perseguição por serem considerados “não arianos” e racialmente inferiores. Durante o período da Segunda Guerra Mundial, cerca de 220.000 a 1,5 milhões foram vítimas das forças nazis. 
As Testemunhas de Jeová, um pequeno grupo cristão, foram vítimas do Holocausto não por razões raciais, mas devido às suas convicções religiosas, o que as proibia de se alistarem no exército ou de mostrarem obediência a qualquer governo. Durante o conflito, 2.500 a 5000 pessoas foram assassinadas nos campos de concentração.
Os homossexuais tornaram - - se vítimas dos nazis devido à sua orientação sexual. Os Nazis consideravam as relações homossexuais um comportamento anormal, uma vez que aqueles não conseguiam deixar descendentes, ameaçando as políticas nazis de encorajamento à reprodução “ariana”. 
PrevNext