Book Creator

Minecraft Education Edition - Mundo da Festa da Flor

by DAIP - Direção Regional de Educação

Pages 4 and 5 of 36

Comic Panel 1
Comic Panel 1
A Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, através da Direção Regional de Educação em parceria com a Microsoft Portugal e a Visionarium Portugal desenvolve, durante o mês de maio, atividades enquadradas nas disciplinas de TIC e Ciências da Computação, com recurso à ferramenta “Minecraft Education” da Microsoft, destinados, mais diretamente, a todos os alunos dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico.

O Minecraft: Education Edition é o jogo pedagógico de referência da Microsoft. Trata-se de uma plataforma de game-based learning e de colaboração para os estudantes desenvolverem competências nas áreas STEM (Ciências, Tecnologia, Engenharia, Matemática) e criatividade através das diversas atividades inovadoras que podem ser desenvolvidas, especialmente, em contexto de sala de aula.
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Loading...
É precisamente neste âmbito que a Microsoft Portugal criou, em parceria com o Visionarium, o Mundo da festa da Flor: um mundo de Minecraft personalizado à realidade da tradição da Festa da Flor, para ser utilizado em contexto de sala de aula e livremente por todos os alunos da Região Autónoma da Madeira durante o mês de maio.
Loading...
Loading...
Esta iniciativa visa também potenciar a celebração da Festa da Flor, utilizando o jogo e as possibilidades do digital, como forma de envolver os mais jovens neste importante evento cultural, reforçar a sua importância e relevância ao nível regional e permitir a atenção de todo o mundo para esta celebração da região.
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Lançamento Minecraft Education: Mundo da Festa da Flor
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Foi apresentado, no dia 3 de maio, na Escola da APEL, o jogo pedagógico "Minecraft: Education Edition – Mundo da Festa da Flor", da Microsoft, em parceria com o Governo Regional da Madeira, como forma de assinalar o cartaz turístico madeirense.

O evento decorreu com a presença do Secretário Regional de Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, e do Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus.
Comic Panel 1
Comic Panel 2
Comic Panel 3
Comic Panel 4
Comic Panel 1
Comic Panel 1
O Secretário Regional de Educação lembrou a importância que é dada às tecnologias na Educação, como um meio de qualificação dos alunos e de melhoria da qualidade de ensino nas escolas. Jorge Carvalho destacou ainda que as reservas que podiam existir relativamente à inovação tecnológica nas escolas “estão dissipadas”. A seu ver, as parcerias que a Região tem celebrado, como no caso da Microsoft, são cada vez mais importantes, não só no contexto que se viveu com a pandemia, mas também em termos futuros. Sobre o jogo, disse que, com o apoio da Microsoft, “decidimos levar a Festa da Flor até ao universo digital do Minecraft para continuar a qualificar, de forma diferenciadora, os mais jovens, ao mesmo tempo que mantemos a tradição viva e a perpetuamos no espaço e no tempo virtual”.
O Secretário Regional de Turismo e Cultura, Eduardo Jesus, por sua vez, considerou que atualmente o Minecraft tem uma linguagem comum a milhares de crianças e que, nessa lógica, utilizar esse veículo para mostrar o universo da Festa da Flor é “um grande contributo” para o evento e a Região que poderá, até, levar a mudanças no formato do cartaz, olhando para o futuro. “Obriga-nos a pensar diferente”, acrescentou.

Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Comic Panel 1
Rui Grilo, Diretor da Western Europe Education, no setor da Educação da Microsoft, destacou “a forma exemplar” como as escolas e o sistema de ensino da Região foram capazes de responder à adversidade da pandemia, aproveitando o recurso a novas tecnologias e que se mantêm úteis, sendo “gratificante” ver como a Região tem sabido usar as ferramentas da Microsoft no ensino.
Para Sandra Martinho, Diretora da Educação e Filantropia da Microsoft Portugal, “o jogo é, e sempre foi, uma linguagem universal, que passa de geração em geração. Associado ao lazer, mas também ao desenvolvimento de diversas competências, assume hoje, na Era digital, um papel primordial na captação da atenção dos alunos, na motivação dos professores e na captação do envolvimento das comunidades, quer sejam locais, regionais ou mesmo mundiais”.
“Além de recorrermos ao Minecraft para impulsionar a aprendizagem, procurámos, juntamente com a Região da Madeira, aliar este novo método de ensino à Festa da Flor, tirando o melhor proveito destes ‘dois mundos’: aprender de forma criativa e dar a conhecer esta festa tão singular”.
PrevNext