Book Creator

Características Naturais da Ásia

by Liza Vasconcelos

Cover

Loading...
Características Naturais
Loading...
Ásia
Loading...
Loading...
Liza Cardoso Y9
Índice
Índice
-RELEVO

-HIDROGRAFIA

-CLIMA E VEGETAÇÃO

-BIBLIOGRAFIA
Relevos
O continente asiático faz parte da eurásia, significando que este se localiza no mesmo bloco continental que o continente europeu. Este bloco, devido a questões histórico culturais, é dividido entre estes continentes, que se mantém separados pelos Montes Urais, cadeia de montanhas que dividem a Rússia entre os dois continentes.
Entretanto, além dos Montes Urais, há diversas outras cadeias montanhosas que se destacam na Ásia, como os montes Zagros, o Hindo Kush, montanhas do Cáucaso, e a Cordilheira do Himalaia( Onde fica o monte Everest)

PLANALTOS
PLANÍCIES E SOLOS FÉRTEIS
AS GRANDES PLANÍCIES
Planaltos
Planícies e Solos Férteis
Juntamente as cadeias montanhosas do continente, encontram-se planaltos extensos (ao Norte, Oeste, e Sul), os quais possuem altitudes maiores que 3 mil metros.
Essas áreas, entretanto, devido as baixas temperaturas em grandes altitudes, se encontram praticamente desabitadas, visto que tais fatores dificultam a ocupação humana.
Curiosidades: As planícies asiáticas são as áreas com maior densidade demográfica do mundo
Diferentemente dos altos planaltos e cadeias montanhosas, a Ásia possui também áreas não tão extensas de planícies, que são propícias e adequadas à ocupação humana, além de serem ótimos solos para uso agrícola.
Tais terras possuem esse benefício dado o fato de que as planícies asiáticas possuem uma formação aluvial ( acúmulo de sedimentos originados de rios, os quais foram depositados nas terras por conta de inundações).Tais sedimentos incluem minerais e nutrientes provenientes de seres vivos, formando assim, devido à decomposição e compactação, a criação de solos profundos e férteis.
Nessas planícies, originaram-se civilizações muito importantes, como: Sumérios e Acádios, Chineses, e Hindus.
PrevNext