Book Creator

Euclides de Alexandria: "Pai da Geometria"

by M José D

Cover

Loading...
Grande Sábio, Matemático e Geómetra Euclides de Alexandria, considerado o “Pai da Geometria”.
Livro mais influente da história da geometria: "Os Elementos de Euclides", o livro didático mais bem sucedido na história.
Presidente americano Abraham Lincoln (16).
Comic Panel 1
“As leis da natureza não são, senão, os pensamentos matemáticos de Deus.”

Esta é uma frase de Euclides, um famoso matemático e filósofo grego, pertencente à Escola Megárica, nascido aproximadamente em 330 a.C. (Síria), ele realizou seus estudos na cidade de Atenas onde frequentou a Academia de Platão. A pedido do rei, Ptolomeu I, governante do Egito, entre 323 a.C. à 283 a.C. foi convidado a estudar Matemática na academia de Alexandria também conhecida como “Museu”. 
A matemática faz parte de todas as leis da natureza.
Comic Panel 2
Comic Panel 1
Informações concretas sobre a vida de Euclides são poucas. Seu nome foi citado séculos depois de sua morte por pensadores, filósofos e matemáticos, tais como Proclo, um filósofo neoplatônico grego que viveu no século V e Papo de Alexandria, um matemático viveu por volta do século II. Não se sabe ao certo sua data de nascimento e de sua morte. Especula-se que o mesmo viveu no período do reinado de Ptolomeu I usando comparações com as figuras de sua época que eram citadas nas referências de seus trabalhos. Euclides foi também professor da Academia de Alexandria, que posteriormente se tornaria um centro de excelência em cultura e conhecimento de sua época, convidado pessoalmente pelo próprio Ptolomeu I. Seu pensamento floresceu em Alexandria, por volta de 300 a.C. Sua obra principal chama-se "Elementos" (em grego, Stoikheia), e trata da geometria e da teoria dos números. 
Comic Panel 2
Comic Panel 1
Comic Panel 2
O faraó do Egito Ptolomeu I decidiu aprender geometria do livro chamado Elementos, mas este é um livro difícil então perguntou ao autor do livro, Euclides, se havia uma maneira mais fácil de aprender sobre o assunto. Euclides respondeu: “Não há estrada real para a Geometria.”
Mas quem foi o autor Euclides, o que realmente sabemos sobre o homem que escreveu o livro didático mais bem sucedido na história infelizmente muito pouco, não temos pinturas, foto do seu rosto, ninguém sabe, realmente, como ele era, o que sabemos é que Euclides era grego e que trabalhou na grande biblioteca de Alexandria, onde escreveu e ensinou fazendo formas na areia, ensinou muitos a pensar logicamente de forma abstrata e geométrica, isso foi por volta de 300 antes de cristo, mas o grande livro de Euclides continuou a ser usado por muito tempo após a sua morte. 
Não sabemos se Ptolomeu conseguiu entender o livro de Euclides, mas sabemos que por mais de dois mil anos as pessoas usaram a sua obra os Elementos para aprender geometria.
Comic Panel 1
Comic Panel 2
Comic Panel 3
Euclides é considerado o Pai da Geometria.
E a palavra geometria tem, em si, raízes gregas.
"Geo" vem do grego para terra, "metria" vem do grego para métrica.
Euclides é considerado o pai da geometria, não porque foi a primeira pessoa que estudou geometria, mas porque recolheu conhecimento matemático de sua época, organizou e apresentou de maneira organizada e lógica. Começou um conjunto de axiomas, utilizou para provar resultado após resultado. Era metódico, era lógico e estabeleceu um alto patamar para o pensamento claro estruturado.
Comic Panel 1
Comic Panel 2
PrevNext