Book Creator

Agua

by david paulo

Pages 2 and 3 of 13

Nome: David paulo
Turma: 121
Trabalho:
O Consumo de Agua no Mundo
Loading...
O consumo de água no mundo não ocorre de maneira igualitária, pois, em muitos lugares, falta água ou infraestrutura para a sua correta distribuição.

O consumo de água no mundo não acontece de forma igualitária entre os países

Loading...
consumo de água no mundo é um tema de importante debate na atualidade, pois diz respeito à utilização de um dos mais importantes recursos naturais, imprescindível para a manutenção da vida e também para o exercício de atividades básicas que garantem o desenvolvimento humano. Sendo assim, observar se o consumo de água nas diferentes partes do mundo obedece aos padrões mínimos estabelecidos pelos índices especializados é relevante no sentido de demonstrar onde existem as principais carências.
Loading...
Sendo assim, um importante dado para abordar essa questão é o de consumo per capita de água, que, resumidamente, representa o nível de consumo do volume distribuído pela população ao longo do ano. Na verdade, o cálculo é realizado por meio do volume distribuído anualmente para a população dividido pela multiplicação dos 365 dias do ano pela população atendida:
Consumo Per Capita = Volume anual distribuído 
                 365 x população atendida
Loading...
Esse dado, embora muito relevante, possui algumas limitações. A maior delas é a ocultação da chamada água virtual ou pegada hídrica, que corresponde à quantidade de água utilizada para a produção de cada produto consumido. Um quilo de arroz, por exemplo, consome 2500 litros de água para ser produzido; um quilo de carne bovina gasta mais de 17 mil litros; e um carro, em todo o seu
processo produtivo, consome mais de 400 mil litros.
Outra limitação desse dado ocorre pelo fato de se tratar de uma média aritmética simples, no caso a divisão do volume da distribuição pela população durante um ano. Internamente aos territórios, os níveis de consumo podem variar substancialmente, a ponto de o dado em questão ocultar ou não deixar clara a existência de falta de água mesmo em países em que o consumo individual médio é elevado.
PrevNext