Book Creator

Portfólio

by Maria Antónia Gil

Cover

Loading...
Portfólio
Loading...
As lideranças na promoção de ambientes educativos inclusivos
Loading...
Loading...
Maria Antónia Gil

Escola Secundária de Amarante
Abril de 2023
Introdução
A educação e a formação são alicerces fundamentais para o futuro das pessoas e do país. A aposta do XXI Governo Constitucional numa educação de qualidade para todos e todas exige uma intervenção que tenha em consideração os desafios colocados à educação, no quadro da sociedade atual. As questões relacionadas com a sustentabilidade, a interculturalidade, a igualdade, a identidade, a participação na vida democrática, a inovação e a criatividade estão, de facto, no cerne do debate atual.
Introdução
À escola, enquanto ambiente propício à aprendizagem e ao desenvolvimento de competências, onde alunos adquirem as múltiplas literacias que precisam de mobilizar, exige-se uma reconfiguração, a fim de responder às exigências destes tempos de imprevisibilidade e de mudanças aceleradas. O documento Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, recentemente aprovado (Despacho n.º 6478/2017, de 26 de julho), constitui-se como um referencial para o desenvolvimento curricular e para o trabalho a realizar em cada escola, respondendo aos desafios sociais e económicos do mundo atual, alinhados com o desenvolvimento de competências do século XXI.
As Lideranças na Promoção de Ambientes Educativos Inclusivos
Normativos e Documentos Curriculares:
1- Aprendizagens Essenciais

2- Perfil dos Alunos à Saída de Escolaridade Obrigatória

3- Decreto Lei nº 54/2018 de 6 de julho

4- Decreto Lei nº 55/2018 de 6 de julho

5- Promoção do Sucesso Escolar

6- Promoção do Sucesso Escolar

7- Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
1- Aprendizagens Essenciais
As Aprendizagens Essenciais são documentos de orientação curricular base na planificação, realização e avaliação do ensino e da aprendizagem, e visam promover o desenvolvimento das áreas de competências inscritas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Tendo sido construídas a partir dos documentos curriculares existentes, as AE são a base comum de referência para a aprendizagem de todos os alunos, isto é, o denominador curricular comum, nunca esgotando o que um aluno tem de aprender. Desta forma, constituem-se, a par com o Perfil dos Alunos, como o referencial para a avaliação externa.
PrevNext