Book Creator

Revista Digital do Departamento de Línguas

by Departamento de Línguas do Agrupamento de Escolas Frei João de Vila do Conde

Pages 4 and 5 of 129

Comic Panel 1
Loading...
Infantil
Loading...
TRABALHO
Comic Panel 1
Loading...
O trabalho infantil é um fenómeno global que viola direitos fundamentais das crianças prejudicando a sua saúde e o seu desenvolvimento mental, físico, social e moral para além de as privar de frequentar a escola ou as obrigar a um abandono precoce.
Loading...
O trabalho infantil refere-se ao emprego de crianças em qualquer trabalho que as priva da sua infância, interfira na capacidade de frequentar a escola regularmente e é considerado mentalmente e fisicamente perigoso/prejudicial.

Esta foi uma prática muito comum em diversas civilizações ao longo do desenvolvimento da humanidade.

Atualmente, nós somos uma população bastante evoluída mas, embora muitas pessoas pensem que o trabalho infantil não existe, este é o quotidiano de muitas crianças no mundo inteiro.
A exploração do trabalho infantil atingiu o seu auge durante a revolução industrial, em países como Inglaterra, França, Alemanha e outros países europeus. Era comum a exploração da mão de obra infantil pelo seu menor custo comparado com a mão de obra masculina.

Em consequência dessa mão de obra, muitas crianças foram mutiladas ou perderam a vida em acidentes que ocorriam nas fábricas. Mais tarde, em 1802, para evitar que essas situações continuassem, a Inglaterra implantou a primeira lei de controlo do trabalho infantil. Com o passar do tempo outros países como a Alemanha e a França também passaram a restringir o trabalho infantil. Entre as principais medidas implantadas, estavam a proibição do trabalho infantil noturno, a redução da carga horária máxima e o fim dos castigos físicos.