Book Creator

DICIONÁRIO ILUSTRADO DE HISTÓRIA - Lucas Antunes Beltrame Fiorot Cruz - 6° G

by Lucas Antunes Beltrame Fiorot Cruz

Pages 6 and 7 of 16

Loading...
5) Comunidade Aldeã 

A comunidade aldeã, ou simplesmente aldeia, era o tipo de organização política apresentado por algumas sociedades da África subsaariana, observadas as características e peculiaridades de cada comunidade que as diferenciavam das demais. Na verdade, o que as comunidades aldeãs tinham em comum era uma organização política e social que tinha como base a aldeia, sendo que a vida na comunidade era, pois, estabelecida em torno da aldeia, onde se compartilhava a mesma cultura, hábitos, modo de vida e regras de convivência, com a atenção voltada especialmente para a produção de recursos visando garantir a subsistência dos habitantes da aldeia.  

Em geral, tais comunidades aldeãs vieram a se constituir através da reunião de grupos nômades em locais de coleta e caça abundante. De forma gradativa, esses grupos, pelo contato com povos de outras regiões, vieram a desenvolver a agricultura, adotando, assim, um modo e vida sedentário ou seminômade. 

A comunidade aldeã era constituída por algumas ou várias famílias ligadas por laços de parentesco ou de ancestralidade, lideradas por um chefe, que era auxiliado por um conselho formado por chefes de família, os quais geralmente eram mais velhos e muito respeitados pelo grupo. 
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
6) Djenné

Djenné é uma pequena cidade no centro do Mali, país do continente africano, situada a oeste do rio Bani. A cidade é famosa pela Grande Mesquita de Djenné, originalmente construída em 1220 e reconstruída em 1907.

No passado, a cidade de Djenné foi um centro de comércio e aprendizagem, tendo sido conquistada inúmeras vezes desde a sua fundação. Pela belíssima contribuição à história da sociedade, o centro histórico da cidade de Djenné foi declarado Patrimônio Mundial da Unesco no ano de 1988.  
Loading...
Loading...
Loading...
A Grande Mesquita de Djenné em Mali, África.