Book Creator

DICIONÁRIO ILUSTRADO DE HISTÓRIA - Lucas Antunes Beltrame Fiorot Cruz - 6° G

by Lucas Antunes Beltrame Fiorot Cruz

Pages 2 and 3 of 16

Loading...
1) África Subsaariana

A África Subsaariana trata-se de uma região do continente africano formada por 47 países (entre eles, Congo, Quênia, Tanzânia, Uganda, Somália, Sudão, Etiópia, Nigéria, Senegal e Camarões), a qual está localizada ao sul do Deserto do Saara, correspondendo a uma área onde vive a maioria da população negra de tal continente, razão pela qual era pejorativamente chamada de “África Negra”. 

Essa região é considerada por muitos pesquisadores como sendo o “berço da humanidade”, por acreditarem que tenha sido nela a formação dos primeiros seres humanos, sendo também conhecida como “a última fronteira do capitalismo”, pelo fato de se considerar que o seu território tenha sido o último a ser colonizado pelo mundo capitalista. 

Essa parte da África é considerada por muitos como a região mais pobre do planeta, estando nela localizados países com grandes problemas estruturais, onde a expectativa de vida não ultrapassa os 47 anos, sem falar nos índices de alfabetização de adultos e o nível de escolaridade que são muito baixos. 

Além disso, a maior parte dos Estados que compõe essa região conta com uma grande variedade de etnias em um mesmo território, isso em virtude do processo de exploração colonial. Assim, notam-se Estados com várias nações e várias nações sem Estado, o que acarreta a ocorrência de brigas internas pelo poder, prejudicando muito a economia e as condições de vida em tais países. Com isso, são registrados nessa região os maiores índices de pobreza e fome no mundo, bem como os piores resultados estatísticos como taxas de mortalidade e baixo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). 
Loading...
Loading...
Loading...
2) Berberes

Considerados os povos mais antigos do continente africano, os berberes são um grupo étnico nômade ou seminômade que habitam as montanhas  e as áreas desérticas do Norte da África desde os tempos primitivos, áreas essas compostas pelo Deserto do Saara, localizadas especialmente nos atuais Marrocos e Argélia.  

Antigamente, os berberes viviam de forma nômade, praticando uma economia que se baseava no comércio, principalmente de tecidos, alimentos, sal, artesanato e jóias. Para tanto, usavam como meio de transporte de mercadorias o camelo, que é um animal muito adaptado à vida no deserto. 

Os berberes, em sua grande maioria, seguem a religião muçulmana, e, hoje em dia, a maioria deles possui residência fixa, habitando principalmente ao norte da África. Só para se ter ideia, atualmente existem cerca de 70 milhões de berberes na região Norte do continente africano. 
Loading...
Loading...