Book Creator

Registro Acadêmico

by Lidiane e Nathalia

Pages 6 and 7 of 34

Loading...
        Previamente, enviamos às famílias uma tabela organizada com as datas, divisão de grupos e temas a serem explorados em cada encontro, assim como orientações para que esses momentos pudessem ocorrer com tranquilidade, uma vez que colocar crianças frente à tela para uma “videoconferência” seria novidade para todos. Inegável foi o nosso frio na barriga nas noites que antecederam tais encontros. E, para uma primeira experiência, o resultado foi positivo. A divisão estratégica de reunir pequenos grupos foi benéfica para promover espaços de escuta e acolhimento a todos.  
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
      Após a primeira semana, na qual promovemos nas rodas de conversa um momento de partilha com o grupo a fim de retomar o contato entre professor e aluno e entre pares,  passamos a propor, também, propostas lúdicas que fossem viáveis de serem realizadas a distância e abordassem algumas das habilidades referentes às expectativas da série, como um caça às formas geométricas, caça aos objetos com determinadas cores, bingo de nomes, números etc., intensificando a intencionalidade pedagógica nos encontros.  
        As propostas mostravam-se interessantes e envolviam os discentes. Mas, não satisfeita com as brincadeiras que visavam ao desenvolvimento de habilidades essenciais para a série, a equipe sentiu a necessidade de pensar em propostas que atendessem às necessidades específicas de cada componente: Língua Portuguesa, Matemática e Natureza e Sociedade.  
    Falando especificamente do nosso componente de planejamento, Natureza e Sociedade, trata-se de uma área do conhecimento em que observação, ação e interação são imprescindíveis. Holt (1976) nos traz uma pergunta de importante reflexão para a educação, e nesse caso, para o estudo da Natureza e Sociedade: “Por que não transformar as escolas em lugares em que as crianças sejam permitidas, incentivadas e (se e quando pedirem) ajudadas a explorar e a compreender o mundo ao seu redor [...] de maneiras que levem em conta os interesses delas?”.