Book Creator

Os pré-socráticos

by ANITA BITTENCOURT DA SILVA

Cover

Loading...
Os Pré-Socráticos
Loading...
Loading...
Loading...
Por:
Anita Bittencourt, Laís Cito, Luanna Aiko, Sofia Lírio.
Índice
Quem foram os pré-socráticos;
- Tales de Mileto; ........ página 3
- Anaximandro de Mileto; ...... página 4
- Pitágoras de Samos; ....... página 5
- Parmênides de Eléia; ...... página 6
- Heráclito de Éfeso; ...... página 7
A Morte de Sócrates - Autor: Jacques-Louis David
Quem foram os pré-socráticos.
Tales de Mileto.
Os pré-socráticos, também chamados naturalistas ou filósofos da natureza, tinham como escopo especulativo o problema cosmológico, ou cosmo-ontológico, e buscavam o princípio (ou arché) das coisas. Eles introduziram ao Ocidente a noção de o mundo como um cosmos, um arranjo ordenado que poderia ser entendido via inquirição racional. Em vez de recorrer a explicações intangíveis e abstratas, eles passaram a procurar na natureza observável os fundamentos do mundo em que viviam.
Antecessores de Sócrates, chamados de "Os Pré-Socráticos". Essa divisão propriamente se dá mais devido ao objeto de sua filosofia, em relação à novidade introduzida por Platão, do que à cronologia – visto que, temporalmente, alguns dos ditos pré-socráticos são contemporâneos a Sócrates, ou mesmo posteriores a este (como no caso de alguns sofistas).
Escola de Atenas - Autor: Rafael Sanzio.
2
Tales de Mileto.
(624 - 545 a.C.)
Tales foi o primeiro filósofo do Ocidente. Ele nasceu em Mileto, por volta de 625 aC. A cidade estava localizada na região jônica da Ásia Menor. A escola jônica à qual Tales pertencia foi fundada por Tales e Amor Outros filósofos da Jônia, como
Anaximandro e Anaxímenes.Como a Grécia ainda não estava unificada, a região grega consistia em várias cidades separadas.A região jônica onde Mileto estava localizado hoje inclui o território da Turquia.
Tales é um comerciante de sucesso, o que lhe permite viajar muito e conhecer muitas culturas diferentes. Estima-se que ele tenha viajado por terras egípcias e várias cidades do Oriente Médio, o que o expôs à matemática e engenharia egípcias, bem como à astronomia babilônica.
Tales iniciou uma forma sistemática de desenvolver o conhecimento matemático trazendo a matemática para a Grécia, o que lhe deu maior precisão em suas pesquisas astronômicas e lhe permitiu formular o teorema de Tales, um cálculo que podia ser encontrado na época A altura da pirâmide. O comprimento das linhas paralelas e transversais do edifício.
3
Anaximandro de Mileto
(610 - 547 a.C.)
O filósofo Anaximandro de Mileto foi provavelmente o segundo filósofo da tradição ocidental e o segundo filósofo da escola jônica. Como discípulo de Tales, continuou sua pesquisa de mestrado em
Pitágoras de Samos
Pitágoras nasceu em 570 aC na ilha grega de Samos, na costa jônica. Ele estudou matemática, astronomia, música, literatura e filosofia em sua cidade natal.
Ele foi orientado por Tales de
busca da possível origem do universo e desenvolveu outra teoria.
Anaximandro também foi politicamente influente em sua época, tendo ocupado cargos administrativos na cidade de Milli. A cosmologia de Anaximandro afirma que a provável origem do universo seria um elemento infinito, indefinível e imortal que ele chamou de apeiron.

Anaximandro nasceu por volta de 610 aC na cidade de Miles, na região jônica, parte do território da Ásia Menor. O filósofo, astrônomo e geógrafo grego conheceu Tales, que é considerado o primeiro filósofo grego a influenciar seu pensamento. Anaximandro passou a procurar a origem cósmica (cosmológica) de Tales, opondo-se à mitologia, que explica de maneira peculiar o aparecimento de todas as coisas.
Mileto, um dos maiores filósofos pré-socráticos, na cidade grega de Mileto.
No entanto, suas ideias revolucionárias na época o levaram à perseguição. Naquela época, ele se mudou para Crotona (sul da Itália) chamado Magna Grécia.
Lá, ele fundou uma escola de filosofia oculta que veio a ser conhecida como a "Escola Pitagórica".
No entanto, perseguido novamente, ele deixou Crotona para o Egito, onde, observando as pirâmides, criou o teorema de Pitágoras.
Segundo Pitágoras, os números são a base da vida na Terra. Deste primeiro fruto vieram os pitagóricos (ou pitagóricos), dos quais os pitagóricos eram seguidores, destacando-se entre eles: Themistocleia, Philolaus de Croton, Archytas of Tarentum, Alcmaeon e Melissa.
4
PrevNext