Book Creator

Turma 7.ºE

by Fátima Dias

Cover

Loading...
Património Imaterial de Monção
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Trabalho realizado pela Turma 7.ºE
Com a colaboração das disciplinas de Comunicação, Educação Visual e T.I.C.
Agrupamento de Escolas Deu-La-Deu Martins
Ano Letivo: 2021-2022
Loading...
Gastronomia e História de Monção
7ºE
Trabalho realizado por:
Beatriz Castro, N.º3;
Iris Mendes, N.º6;
Lara Puga, N.º9;
Luana Sendim, N.º12.
Brasão de Monção
Escudo de verde, com uma torre de prata aberta e iluminada de vermelho, encimada por uma figura de mulher nascente, de carnação, vestida de ouro realçada de negro e com os braços, abertos e levantados em direcção aos cantões do chefe, suportando nas mãos dois pães de ouro realçados de negro. Em contra-chefe, a torre assenta sobre faixa ondada de azul filetada de prata, bordadura de prata com a legenda de negro em elzevir maiúsculas" DEUS O DEU DEUS O HÁ DADO ". Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco com a legenda de negro : "MONÇÃO".
MONÇÃO
Monção é um município português localizado no distrito de Viana do Castelo, na região do Norte e sub-região de Minho-Lima. É um município com 19 230 habitantes, de acordo com os censos de 2011, estando dividido em 24 freguesias em 211,31 km². O município é limitado a norte por Salvaterra do Minho (Galiza) e Arbo (Galiza), a leste pelo município de Melgaço, a sul por Arcos de Valdevez, a sudoeste por Paredes de Coura e a oeste por Valença.
As 24 freguesias do concelho de Monção são Abedim, Anhões e Luzio, Barbeita, Barroças e Taias, Bela, Cambeses, Ceivães e Badim, Lara, Longos Vales, Mazedo e Cortes, Merufe, Messegães, Valadares e Sá, Monção e Troviscoso, Moreira, Pias, Pinheiros, Podame, Portela, Riba de Mouro, Sago, Lordelo e Parada, Segude, Tangil, Troporiz e Lapela e Trute.
História do Concelho de Monção
Monção recebeu carta de foral de D.Afonso III a 12 de março de 1261. Contudo, já antes a região era procurada para a fixação de povos. Esta procura justifica-se pela sua localização entre dois fenómenos geográficos distintos: o extenso e fértil vale do rio Minho e as escarpadas montanhas. Este facto faz com que os vales sejam propícios à prática de agricultura e vitivinicultura e os terrenos de alta montanha serem os ideais para a prática de pastorícia.
Desta ocupação são vários os achados pré-históricos encontrados nos terraços fluviais do território, alguns datados do Paleolítico.
Cordeiro à moda de Monção
O “Cordeiro à Moda de Monção” é um prato com origem no seio familiar, composto por uma longa história, na Vila de Monção, confecionado de forma tradicional, sendo, atualmente, servido na restauração monçanense. A preparação deste prato decorre em mais de 24h, entre os banhos e a cozedura. O Cordeiro é colocado em cima de um alguidar de barro vermelho, para pingar no arroz amarelo (feito com açafrão e água de um cozido à portuguesa). É levado a forno de lenha, previamente aquecido, o qual só se abre uma única vez, para virar o cordeiro.
Neste vídeo irão aprender mais sobre este tema.
PrevNext