Book Creator

Turma 7.ºD

by Fátima Dias

Cover

Loading...
Património Imaterial de Monção
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Trabalho realizado pela Turma 7.ºD
Com a colaboração das disciplinas de Comunicação, Educação Visual e T.I.C.
Agrupamento de Escolas Deu-La-Deu Martins
Ano Letivo 2021-2022
Loading...
Somos alunos da turma 7.º D e construímos este livro com a colaboração das disciplinas de Comunicação, E.V. e TIC. Fizemos uma recolha de informação, na disciplina de Comunicação, sobre o Património Imaterial de monção: lendas, tradições, gastronomia, danças populares, jogos tradicionais... Este livro, também contém entrevistas que realizamos a algumas pessoas que contribuíram com os seus conhecimentos para o enriquecimento do nosso trabalho. Na Disciplina de TIC, fizemos a montagem do livro, formatações e ilustrações.
Comic Panel 1
Costumes e Tradições de Monção
Corpo de Deus ou Festa da Coca
Comic Panel 1

Festas concelhias decorrem entre 3 e 6 de junho. Sem procissão solene pelo centro histórico, combate tradicional entre S. Jorge e a Coca, e o Cortejo Etnográfico das Freguesias, Monção apresenta um programa diferente com o brilhantismo de sempre.
E se no final vencer o São Jorge vai haver umas boas vindimas, e se a coca vencer vai haver más vindimas
Senhora das Dores
• A “Festa em Honra à Virgem das Dores”, uma das romarias mais castiças e genuínas do Alto Minho, decorre no mês de agosto, com a promessa de seis dias de veneração à imagem de Nossa Senhora e diversos momentos de animação com acentuada componente tradicional, etnográfica e festiva.
• Os momentos mais fortes, que reúnem milhares de pessoas nas ruas e varandas do centro histórico, são a Procissão Solene em honra à Virgem das Dores, no domingo, principal dia das festividades, e a Procissão Solene em Honra do Emigrante, na segunda-feira, último dia de festa.
• Destaque, ainda, para a saudação mútua e despedida das bandas, após a procissão de domingo, onde os elementos da comissão de festas são aplaudidos, pela população local, ao som da música filarmónica das duas bandas locais. Nos restantes dias, o programa reserva atuações de grupos de bombos, zabumbas, tocadores de concertina, cantadores ao desafio, cavaquinhos, ranchos folclóricos e bandas filarmónicas. As orquestras galegas também marcam presença. A animação, com milhares de pessoas nas ruas, está garantida.
As vindimas 

• Monção é uma terra de vinho, sendo “Berço do Alvarinho” e produtor de excelentes vinhos tintos. A vindima é uma atividade fortemente enraizada no concelho, não havendo um monçanense que, pelo menos uma vez na vida, não tenha vivenciado esta experiência.

• Esta actividade, que acontece em Setembro, é uma fonte de rendimentos para muitas famílias monçanenses que, com esforço e prazer, conciliam a sua atividade profissional com a plantação de vinho. Neste período, muita gente tira férias para participar nas vindimas.
PrevNext