Book Creator

Trabalho de literatura

by Luiz Flávio lamana

Cover

Loading...
Loading...
Literatura Portuguesa na era medieval
Loading...
Trovadorismo, Humanismo e Classicismo
Loading...
Loading...
Loading...
Luiz Flavio Gattiboni Lamana
Loading...
Comic Panel 1
SUMÁRIO
Introdução e objetivo...03
contexto historico e sociocultural...04
Paralelos com a sociedade atual...08
Paralelos com a sociedade atual...08
Introdução e objetivo . . . . . . 03

Trovadorismo

Contexto histórico e sociocultural . . . . . . 04
Características . . . . . . 05
Tipos de cantigas . . . . . . 06
Principais obras e autores . . . . . . 07
Paralelos com a sociedade atual . . . . . . 08

Humanismo

Contexto histórico e sociocultural . . . . . . 09
Características . . . . . . 10
Principais obras e autores . . . . . . 11
Paralelos com a sociedade atual . . . . . . 12
Classicismo

Contexto histórico e sociocultural . . . . . . 13
Características . . . . . . 14
Principais obras e autores . . . . . . 15
Paralelos com a sociedade atual . . . . . . 16

Considerações Finais . . . . . . 17

Referências . . . . . . 18
Introdução e objetivo
Este trabalho foi feito por Luiz Flavio Gattiboni Lamana da turma 2211. Esse livro vai servir para falarmos sobre os aspectos das era do Trovadorismo, Humanismo e Classicismo.
Nesse livro nos iremos aprender sobre o contexto e caracteristicas das eras do Trovadorismo, Humanismo e Classicismo.
Trovadorismo
Contexto Historico e sociocultural
A Idade Média foi um período histórico que durou de 476 a 1453. A sociedade medieval estava dividida entre clero, nobreza e povo. No entanto, a Igreja Católica era detentora de poder político e econômico no Ocidente. Nessa época, portanto, predominou o teocentrismo — a ideia de que Deus é o centro de tudo.

No período medieval, a maioria da população era analfabeta, a escrita e a leitura estavam restritas ao clero e a alguns nobres. Os livros eram muito caros, pois a reprodução das obras era feita por copistas, elas eram manuscritas. Além disso, devido à influência católica, a maior parte da arte produzida nesse período era de cunho religioso.

A Europa estava imersa em uma guerra santa entre cristãos e muçulmanos (mouros) — as Cruzadas. Além disso, o Tribunal do Santo Ofício torturava e condenava à fogueira aqueles que se opunham ao que era imposto pela Igreja.
Caracteristicas
As obras do trovadorismo são chamadas cantigas, pois eram escritas para serem declamadas (não havia cultura do livro na Idade Média, a população era em grande parte analfabeta e ainda não havia sido inventado o livro impresso), e frequentemente eram acompanhadas de instrumentos musicais, como a lira, a flauta, a viola.
Enquanto o compositor (de origem) era chamado de trovador, o músico era chamado de menestrel. Chamava-se segrel o trovador profissional, cavaleiro que ia de corte em corte divulgando suas cantigas em troca de dinheiro.
Havia ainda o jogral, cantor de origem popular que interpretava cantigas de outrem e compunha as suas próprias. As baladeiras ou soldadeiras eram as dançarinas e cantoras que também os acompanhavam nas apresentações e dramatizações das cantigas.
Tipos de Cantigas
Havia dois tipos de cantigas, as cantigas líricas e as cantigas satíricas, cada uma subdividida em cantigas de amor e de amigo para as líricas, e de escárnio e maldizer paras as satíricas. As cantigas de amor falam sobre qualidades da mulher amada, se colocando em uma posição se submissão a ela. A mulher possui o papel de suserano e o poeta de vassalo. O principal tema desse tipo de cantiga é o amor não correspondido. O amor não era correspondido porque a mulher já era casada, fazia parte de outro grupo social ou existia outro motivo que não permitisse viver o romance. Elas são escritas na primeira pessoa, nela o eu-lírico se mostra complemente submisso à mulher amada. 

Nas cantigas de amigo a mulher fala da ausência do seu amado. Mesmo a voz do eu lírico sendo feminina, são os trovadores que escrevem essas cantigas. Os autores falam sobre os pensamentos femininos, passando exatamente o sentimento das mulheres. Essas cantigas são redigidas na primeira pessoa e, às vezes, em forma de diálogo. Nas cantigas de amigo a mulher vive uma angústia muito grande, sentimento que é compartilhado com outros membros da família como mãe, irmão, amigo.

As cantigas de escárnio fazem críticas de forma direta a uma pessoa. Nas cantigas de escárnio, o nome da pessoa em questão não era falado.

Nas cantigas trovadorescas de maldizer o autor usa uma linguagem desbocada, vulgar, grosseira. Nesse tipo de cantiga o nome da pessoa satirizada é revelado.
PrevNext