Book Creator

O livro da tua vida

by Biblioteca _

Cover

Loading...
!
Loading...
O livro da Tua vida
Loading...
Loading...
Loading...
!
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
Loading...
2º, 3º e 4ºanos
Loading...
Loading...
!
Loading...
!
Pensamento Crítico
+
Biblioteca Geral
O livro da tua vida
Comic Panel 1
Atividade desenvolvida em trabalho colaborativo entre a disciplina de Pensamento Crítico e a Biblioteca, com os alunos do 2º, 3º e 4º anos.

Tem como objetivo explorar a natureza da liberdade humana, mas também levar os alunos a pensarem acerca do seu futuro e na medida em que podem controlá-lo.

Partindo da noção de biografia e apresentando diferentes biografias, os alunos ouvem a história " O livro da tua vida".
Comic Panel 1

Através do diálogo e da discussão socrática os alunos tentam responder à questão que os leva a pensar se gostariam, ou não, de conhecer o seu futuro e toda a história da sua vida.







Os alunos apresentam argumentos, que justificam a sua resposta, e ilustram a capa da sua biografia.
Virarias a página do livro? Se sim, porquê? Se não, porque não? 









Nota: os textos foram, apenas, corrigidos em termos de ortografia
A história
"O livro da tua vida"
Imagina que perto de onde vives há uma rua com uma série de lojas pelas quais já passaste muitas vezes. Um dia vais a passar pelas lojas e notas algo diferente. Vês uma pequena loja em que nunca tinhas reparado. Decides investigar e diriges-te ao estabelecimento. Por detrás do vidro vêem-se filas e filas de livros antigos. Decides entrar na loja. A tua entrada é anunciada por um sino que está por cima da porta. O interior é escuro e poeirento, mas vês uma lâmpada acesa a um canto da loja. Ao pé da lâmpada está um homem idoso com óculos de leitura encavalitados na ponta do nariz que te diz que podes ver a loja à vontade.
A primeira coisa que reparas na loja é a quantidade imensa de livros. Há livros de todos os tipos e de todas as línguas.
Paras na secção das Biografias
Também aí vês nomes atrás de nomes nas lombadas dos livros, de pessoas famosas, de pessoas desconhecidas, de pessoas que conheces, dos teus amigos da escola, da tua família, dos teus professores... 
“Isto é estranho”, pensas, enquanto avanças lentamente no alfabeto até chegares ao teu nome.
Acabas por chegar ao ínicio da manhã do dia em que estás.
A tua curiosidade leva a melhor e abres o livro. Para teu espanto, vês que o livro começa por contar a tua história desde o dia em que tu nasceste. 
Grande parte dos capítulos é desconhecida para ti, pois dizem respeito a uma altura de que não tens memória. Mas há histórias que ouviste dos teus pais e que reconheces. Depois de alguns capítulos, começas a recordar os acontecimentos descritos no livro e é espantoso como tudo é redigido com tanto rigor – exatamente o que sentiste e o que pensaste, aquilo que ninguém poderia saber.
Ficas a ler o livro, virando página atrás de página, e nem dás pelo tempo a passar. 






O capítulo descreve como acordaste, tomaste o pequeno almoço, e tudo o que se seguiu. Descreve como entraste na loja, como viste o homem idoso, como procuras-te o teu nome e leste o livro da tua vida.
PrevNext