Book Creator

Povos da Floresta e Amazônia Legal

by Luiz Miguel Heraclito Gomes Ferreira

Pages 2 and 3 of 9

Os povos da floresta e Amazônia Legal
Loading...
Brasil Animado: Amazônia
Amazônia Legal
Alguns pontos interessantes:

-A região se caracteriza por um mosaico de habitats com grande variedade e quantidade de espécies da fauna e da flora. Além da Floresta Amazônica, a Amazônia Legal engloba 37% do Cerrado, 40% do Pantanal e pequenos trechos de formações vegetais variadas.

-As áreas protegidas são territórios delimitados e geridos com o objetivo de conservar o patrimônio natural, que inclui elementos ecológicos, históricos, geológicos e culturais.Cerca de 2,1 milhões de quilômetros quadrados, que representam 43% da Amazônia Legal, são ocupados por áreas protegidas.

-Entre as principais causas do desmatamento na Amazônia estão a exploração por madeireiras (que abrem clareiras próximas de locais com árvores valiosas, muitas vezes em áreas protegidas ou de comunidades ribeirinhas); grileiros e fazendeiros que financiam a conversão da floresta em pasto com a venda da madeira restante da exploração madeireira e consequente pecuária extensiva de baixa produtividade.
Povos indígenas
Os povos indígenas do Brasil compreendem um grande número de diferentes grupos étnicos que habitam o país desde milênios antes do início da colonização portuguesa, que principiou no século XVI, fazendo parte do grupo maior dos povos ameríndios. No momento da chegada dos portugueses ao Brasil, os povos nativos eram compostos por povos seminômades que subsistiam da caça, pesca, coleta e da agricultura itinerante, desenvolvendo culturas diferenciadas.
A questão indígena em 4 minutos
Alguns pontos interessantes:

-Indígenas, quilombolas, ribeirinhos,
extrativistas. Eles garantem a proteção
das florestas que, por sua vez, regulam
o clima, produzem a chuva e abrigam
a maior biodiversidade do planeta,
fonte de novos medicamentos e curas.

-Cresce o número de invasões de
madeireiros, grileiros e garimpeiros,
o desmatamento e a destruição da floresta,
rios, suas culturas e modos de vida.
Aumenta o risco de um futuro incerto
para nosso filhos e netos.
PrevNext