Book Creator

Os Sistemas Numéricos Babilônico e Indo-Arábico

by Priscila Brim

Cover

Loading...
OS SISTEMAS NUMÉRICOS: BABILÔNICO E INDO-ARÁBICO 
Um olhar além dos números
Este E-Book – Sistemas Numéricos – é resultado de um Projeto Interdisciplinar, PI, do Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp/Cruzeiro do Sul, envolvendo as disciplinas de Fundamentos Metodológicos do Ensino de Matemática, FMEM, e de Educação de Jovens e Adultos, EJA, do 3º e 4º semestres de Pedagogia.

A orientação do PI ficou a cargo das professoras Walquiria Daimar Castro de Oliveira, FMEM, e Nirlei Santos de Lima, EJA; sob a supervisão da Coordenadora Profª Adelma Francisca Mendes Marques.

O objetivo desta interação é proporcionar uma prática significativa em torno do universo dos números, desenvolver habilidades com ferramentas digitais, E-Book Creator, e apresentar novas metodologias para o desenvolvimento do letramento numérico e literário nas turmas da EJA e EFI.

A metodologia aplicada foi pesquisa na web sobre a história dos números, o uso da ferramenta digital e da linguagem multimodal adequada ao público-alvo.

Um olhar além dos números permite aos alunos de Pedagogia atuar em equipes multidisciplinares, a fim de ampliar a capacidade de adaptar-se e de ser flexível a novas dinâmicas.
Nirlei S. Lima
 Walquiria Daimar Castro de Oliveira
Autoras
Ataizi A. de Oliveira
Bianca Buratti
Gisele Ferreira
Isabele N. Rodrigues
Lohaine B. de O. Carvalho
Priscila B. O. Baroni 
A Origem dos Números
O surgimento dos números, segundo estudos ainda em questionamento, ocorreu na pré-história. Onde os primeiros registros ocorreram a partir do momento em que os nômades começaram a se fixar em terra e ali construir sua moradia. Embora ainda não existissem os números, eles passaram a precisar contar para que pudessem manter suas rotinas alinhada, como por exemplo a utilização de pedras para que o pastor pudesse manter em ordem a quantidade de ovelhas.
A partir daí, novas representações foram criadas, como contar nas mãos e em desenhos. Como a primeira representação de números, que foram marcados em ossos. 
PrevNext